2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

(19) 3853-3105

(19) 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

(19) 3852-4654

Resumo

Atualização do Portal

09/12/19 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

Técnicos colocam chapa de aço no fundo do Reservatório do Marajoara

quarta, 27 de janeiro de 2016

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Pedreira -SAAE - através da Diretoria Operacional realizou, na terça-feira, 26 de janeiro, a colocação de uma chapa de aço no fundo do Reservatório de 80 mil litros, que atende aos moradores do Jardim Marajoara e as empresas situadas na Rua Nelson Custódio, no Distrito Industrial. A medida teve de ser efetivada, após dois serviços de soldagem efetuados, que acabaram mostrando que havia novos escapamentos de água, provocados por fatores como as variações de temperatura e de pressão da água em no seu interior. Com este trabalho preserva-se a estrutura da caixa de armazenamento e os vazamentos foram, de vez, eliminados, segundo o diretor Nelson Antonio Cremasco.
“Para a execução do serviço – que foi satisfatório - o abastecimento foi interrompido durante a terça-feira, 26 de janeiro. O Reservatório, localizado na Rua José Aparecido Moretto, vinha apresentando vazamento em sua base. A quantidade de água desperdiçada acabava afetando o abastecimento nas residências. As soluções tentadas, nas duas vezes anteriores, não surtiram os efeitos esperados”, relatou Celso José Leite Filho, diretor geral do SAAE.
O prefeito Carlos Pollo destacou que “foi necessário fechar a entrada do reservatório e esgotar a água que existia em seu interior. Em seguida, os técnicos deram início a colocação da chapa de aço”. Ainda segundo o prefeito Carlos Pollo, “a colaboração da população foi fundamental, que entenderam a necessidade do serviço e colaboraram, usando a água de forma racional”.
De acordo com o diretor operacional da Autarquia, Nelson Cremasco, como foi necessário esgotar o Reservatório – nas três vezes em que se desenvolveram as intervenções - “a falta de água foi sentida ao longo destes dias, visto que mesmo depois de finalizados os trabalhos foram necessários algumas horas até o Reservatório encher por completo, assim como as redes de distribuição tivessem a vazão regularizada”
Sidenei Defendi
ASCOM- Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreira

Comente e participe:


SAAE vai realizar manutenção no Reservatório do Marajoara nos dias 19 e 20 de janeiro

segunda, 18 de janeiro de 2016

Moradores do Jardim Marajoara e as empresas localizadas na Rua Nelson Custódio, no Distrito industrial vão ficar sem abastecimento de água nos dias 19 e 20 de janeiro, em função do desenvolvimento de serviços de manutenção no Reservatório que atende a população, situado na Rua José Aparecido Moretto.
A manutenção programada é para recuperação do Reservatório, que apresenta vazamento e precisa ser restaurado com urgência. É um serviço que demanda tempo e tem de ter um período para que volte a armazenar água. O diretor operacional do SAAE, Nelson Antonio Cremasco disse que ocorreu uma fissura na parte dos fundos da estrutura do Reservatório e precisa ser reparada. A suspensão no abastecimento se dá porque para a realização do serviço, há necessidade de esvaziamento do Reservatório, secagem e só depois a aplicação da solda.
O corte no abastecimento será realizado já pela manhã do dia 19, e a normalização do fornecimento vai ocorrer a partir do início da noite do dia 20, e será de forma gradual, caso não aconteça nenhum imprevisto, observou o diretor-geral do SAAE Celso José Leite Filho.
De acordo com Celso Leite, após o término dos serviços, o sistema de bombeamento será acionado e o abastecimento normalizado gradualmente.
O diretor operacional do SAAE Nelson Cremasco orienta aos moradores que mantenham os reservatórios das casas no nível máximo na véspera do início da intervenção e façam uso da água com economia durante o período em que a distribuição será interrompida.

Comente e participe:


Registros apontam que SAAE realizou 562 intervenções em dezembro

quarta, 13 de janeiro de 2016

O SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Pedreira - realizou, durante o mês de dezembro de 2015, 562 procedimentos diversos, visando garantir o bom atendimento aos consumidores. A Autarquia tem aprimorado os trabalhos de atendimento à população, seguindo a determinação do prefeito Carlos Pollo e do diretor-geral Celso José Leite Filho. A assistência aos reparos emergenciais tem sido desenvolvida dentro do mínimo tempo possível, para evitar transtornos maiores aos moradores.
O diretor-operacional do SAAE, Nelson Antonio Cremasco destaca que dentre as ocorrências registradas, a manutenção de água, mais uma vez, liderou os serviços, com 360 intervenções dos técnicos, seguida da manutenção de esgoto, com 115 assistências. As Equipes não param e sempre que acionadas estão prontas para efetuar os reparos, de forma rápida e essa resposta de boa qualidade reflete na satisfação da Comunidade completou Nelson Antonio Cremasco.
O prefeito Carlos Pollo, por sua vez, considera imprescindível o esforço das Equipes Técnicas do SAAE na manutenção da qualidade do atendimento. “É claro que realizar obras, ampliações e todo tipo de avanço é importante para nossa estrutura, mas o trabalho de manutenção é vital para a subsistência de todo o sistema de água e esgoto da cidade. O atendimento preciso está diretamente relacionado a pronta resposta, ou seja, menor tempo transcorrido desde um chamado até a chegada da Equipe de Reparos ao local de vazamento, entupimento etc. A ocorrência das incidências, evidentemente é imprevisível, e elas são registradas em diferentes graus de severidade. A duração do deslocamento, em muitos casos, depende de uma série de fatores, mas o empenho é fundamental para que o período de normalização seja reduzido ao máximo”, asseverou o prefeito Professor Carlos.
Celso José Leite Filho, diretor-geral do SAAE, lembra que “a Instituição tem procurado atender o mais rápido possível, visando eliminar os transtornos causados por rompimento de redes de distribuição de água ou entupimentos em redes de esgoto”.
Para lidar com as interrupções no abastecimento de água as Equipes são orientadas e estão preparadas para executar os serviços no menor tempo e propiciar o restabelecimento dos serviços rapidamente, apesar das diferenças topográficas do Município. Com as mudanças bruscas de temperatura – chuva ou sol escaldante - o número de rompimentos nas tubulações também aumentou, porém, o SAAE está conseguindo até reduzir o tempo dos consertos e, por consequência, o período de eventuais cortes no fornecimento. Pelos números apresentados, a média foi de 18,1 atendimentos ao dia. Essa determinação é importante e o consumidor sabe que terá o serviço restabelecido rapidamente”, arrematou o prefeito Professor Carlos.
TIPOS DE SERVIÇO/Nº DE OCORRÊNCIAS
Manutenção de Água/360
Manutenção de Esgoto/115
Ligação de Água/13
Ligação de Esgoto/02
Mudança de Hidrômetro/04
Cancelamento Inscrição/02
Limpeza de Fossa/64
Suspensão de Cavalete/02
TOTAL/562
Texto: Sidenei Defendi
ASCOM- Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreira

Comente e participe:


SAAE suspende reparos programados para o Reservatório do Marajoara

quarta, 13 de janeiro de 2016

O mau tempo reinante na Cidade, nos últimos dias, levou a Diretoria Operacional do SAAE a cancelar os serviços de soldagem necessários para a restauração no Reservatório de 80 mil litros, situado na Rua José Aparecido Moretto, no Jardim Marajoara, que atende aos moradores do Bairro e as empresas localizadas na Rua Nelson Custódio, no Distrito Industrial.
De acordo com o diretor-operacional do SAAE Nelson Antonio Cremasco, o esvaziamento do Reservatório não chegou a ser realizado. Além disso, há necessidade de pelo menos, dois dias de tempo bom, para que o tanque esteja bem seco e possa receber a soldagem.
A manutenção precisa ser efetuada, mas os serviços só serão desenvolvidos quando o tempo estiver firme. A nova programação não tem data definida, porém, Nelson Antonio Cremasco lembra que os moradores e os empresários serão avisados com antecedência, para que façam a reserva de água, para suprir as necessidades básicas dos dois dias que serão imprescindíveis na interrupção do abastecimento.
Sidenei Defendi
ASCOM- Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreira

Comente e participe:


SAAE-Pedreira implanta 17 macromedidores para combater a perda de água

quarta, 13 de janeiro de 2016

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira (SAAE) iniciou a implantação do Projeto de Macromedição, com a instalação de 17 (dezessete) macromedidores, sendo 10 na área interna da ETA e 7 (sete) em pontos estratégicos nos bairros da Cidade, os quais medirão os volumes disponibilizados após tratamento, volumes produzidos e entregues nos Setores e Sub-setores de abastecimento.
Esse projeto é uma das ações primordiais no combate ao desperdício de água, uma vez que seu monitoramento gera a identificação dos índices de perda nos diversos Setores de distribuição da Cidade. Para desenvolver este Projeto, o investimento foi de 453 mil, 270 reais, sendo 390 mil, 356 reais, oriundos do FEHIDRO e 62 mil, 914 reais, do SAAE.
O objetivo é o de controlar as perdas de água. O SAAE-Pedreira - responsável pelos serviços de água e esgoto do Município - tem investido, dentro da possibilidade, na aquisição de equipamentos de precisão. Entre os mais eficientes estão os macromedidores instalados nos sistemas de captação e distribuição de água. Estes equipamentos fazem uma leitura precisa dos dados de vazão, instantânea e acumulada, fornecendo informações confiáveis e eficazes das operações. Além disso, propicia o controle da produção de água, melhoria na operação do sistema, planejamento para expansão do sistema, controle dos gastos com energia elétrica e aperfeiçoamento na dosagem de produtos químicos.
“É mais um passo importante que estamos dando para ter um sistema que informe com precisão qual o volume de água que efetivamente sai das ETAs, checando assim o real índice de perdas de água tratada no Município”, esclarece o prefeito Carlos Pollo
“O combate às perdas de água transformou-se em um grande desafio aos operadores brasileiros públicos e privados. Os pontos de macromedição permitirão integrar as informações, possibilitando o monitoramento dos parâmetros à distância, além de melhorar a simulação das demandas de água, e o controle de perdas, elevando a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelo SAAE à população de Pedreira”, observou o diretor-geral do SAAE, Celso José Leite Filho.
De acordo com o diretor José Moretti Neto, os novos macromedidores foram instalados na ETA e em pontos estratégicos nos bairros, pois entende que “a macromedição de vazão é uma etapa indispensável para o combate às perdas de água”.
“O município vem intensificando as ações de controle de perdas. Esse percentual vem reduzindo continuamente. Fazer um uso mais eficiente e consciente da água com controle de perdas é algo que tem de ser rotineiro nas operações. Quanto menor a perda, melhor será o serviço prestado e menor será a captação de água para atendimento da demanda do município”, complementa o prefeito Carlos Pollo.
Sidenei Defendi
ASCOM- Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreira

Comente e participe:


Água distribuída pelo SAAE aos moradores do Jardim São Pedro é de qualidade

quarta, 06 de janeiro de 2016

O prefeito Carlos Pollo e o diretor-geral do SAAE-Pedreira Celso José Leite Filho receberam da ARES-PCJ – Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – os resultados do Ensaio oriundo da coleta de água realizada em outubro de 2015, na Rua Manoel João Ferreira, situada no Jardim São Pedro. Como de costume, os técnicos desenvolveram os trabalhos em dias e horários incertos, para que o parecer se mostre eficiente, retratando a realidade da qualidade da água consumida pelos moradores do local. Submetida à análise de laboratório especializado, a água coletada não apresentou nenhuma irregularidade nos parâmetros avaliados, atendendo plenamente a Portaria 2.914, de 11 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, no que tange aos padrões de potabilidade.
O SAAE de Pedreira continua atuando com rigor, monitorando ininterruptamente a captação de água feita do Rio Jaguari e todo o processo de tratamento, para manter a qualidade e a potabilidade da água distribuída à Comunidade. A verificação possibilita acompanhar se as normas vêm sendo cumpridas, uma vez que é atribuída a ARES - Agência Reguladora de Saneamento: fiscalizar e analisar periodicamente a qualidade da água distribuída à população do Município.
As amostras coletadas passam por exames físico-químicos e microbiológicos. Nestas análises são apreciadas a cor, turbidez, fluoretação, cloro residual e a quantidade de coliformes totais e fecais. Nos últimos diagnósticos da ARES-PCJ - que fez coletas de amostras em pontos diferentes da Rua Manoel João Ferreira, Jardim São Pedro, em 1º de outubro de 2015, às 11h20, temperatura ambiente de 29 graus, com chuva ausente naquele momento - porém com chuva média nas 24 horas anteriores - sol entre nuvens e vento ausente. As análises não apresentaram nenhuma anormalidade, atendendo plenamente aos parâmetros mensurados pela Portaria 2.914, do Ministério da Saúde, garantindo os padrões de potabilidade, ou seja, a água consumida pelos moradores deste Setor é de qualidade. Mensalmente o consumidor recebe os resultados na conta de água.
“A análise feita pela ARES-PCJ vem ratificar os resultados das análises próprias que os técnicos do SAAE Pedreira realizam diariamente no laboratório próprio ou em laboratórios terceirizados. O fato da ARES-PCJ atestar a qualidade da água distribuída à população pedreirense dá ainda mais tranquilidade e certeza de que o trabalho que se realiza é de qualidade”, enfatizou o diretor-geral da Autarquia Celso José Leite Filho.
“Água potável é a água que pode ser consumida com segurança pela população, apresentando, portanto, características físicas, químicas, biológicas em conformidade com a legislação específica (padrões de potabilidade)”, emendou o prefeito Carlos Pollo, lembrando que “o SAAE garante a qualidade da água distribuída à população até a entrada do imóvel, na estrutura do cavalete, onde existe o medidor de consumo (hidrômetro). A água que o SAAE entrega pela rede de distribuição tem um contínuo controle de qualidade. A manutenção da qualidade da água, nos cômodos internos da residência é dever e responsabilidade de cada morador. Por isso, deve manter suas instalações hidráulicas sempre em bom estado de conservação e limpar a caixa d'água pelo menos duas vezes ao ano. Toda caixa d'água deverá ficar permanentemente tampada e bem vedada”, complementa o prefeito Carlos Pollo.
“A água que chega aos consumidores deve atender aos padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação. Por isso, o SAAE, responsável pelo serviço de abastecimento de água da Cidade tem de manter um controle da eficiência do processo de tratamento. Esse trabalho da ARES-PCJ dá total credibilidade aos serviços que desenvolvemos desde a captação, passando pelo tratamento e chegando às torneiras dos consumidores”, assinalou Celso Leite.
Sidenei Defendi
ASCOM- Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreira

Comente e participe:


12

 

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK