2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

(19) 3853-3105

(19) 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

(19) 3852-4654

Resumo

Atualização do Portal

20/08/19 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

SAAE de Pedreira efetua remoção de Chorume gerado no Aterro Sanitário Municipal

quarta, 19 de julho de 2017

O Chorume gerado pelo Aterro Sanitário de Pedreira é armazenado em um sistema de pré-tratamento existente, posteriormente o material é retirado e transportado por uma empresa especializada até a destinação final, onde o mesmo sofre tratamento adequado, no caso do chorume gerado no Aterro de Pedreira, o mesmo é encaminhado para a empresa “Companhia Saneamento de Jundiaí”.

Segundo informou o Departamento Técnico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, nestes primeiros setes meses de 2017, já foram retirados e enviados para tratamento 167 mil litros. A última retirada foi efetuada no dia 10 de junho.

Umas das exigências da CETESB para se operar um Aterro Sanitário é a proteção dos aqüíferos subterrâneos e as águas superficiais, por isso o SAAE de Pedreira contrata laboratório para efetuar as coletas e as análises químicas das águas subterrâneas na área de influência do Aterro Municipal. Existem 10 poços de monitoramento subterrâneos sendo 09 a jusante (abaixo) e 01 a montante (acima) da área de disposição dos resíduos e também são realizadas 02 coletas nas águas do Rio Jaguari.

Essas coletas e análises são realizadas a cada 03 (três) meses e sua execução é feita por Laboratório credenciado e especializado para esse fim, totalizando 48 amostras anuais.

Comente e participe:


SAAE divulga balanço dos serviços prestados em Junho de 2017

quarta, 05 de julho de 2017

O Departamento Operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira (SAAE) encaminhou ao prefeito Hamilton Bernardes Junior, o relatório dos serviços desenvolvidos no mês de junho de 2017. Foram efetuadas 570 ações pelos técnicos da Autarquia.
O diretor operacional, Nelson Antonio Cremasco, enfatiza que foram realizados 264 atendimentos de manutenção de água. O número de consertos de rede de esgoto totalizou 108 atividades. Foram efetuadas 12 ligações de água e 07 ligações de esgoto. Mudanças de hidrômetro alcançaram 02 solicitações. Os trabalhos de limpeza de fossas registraram 75 retiradas. O SAAE também atendeu 102 solicitações com seus caminhões-pipa.
Segundo Nelson Antonio Cremasco, para atender à grande demanda, o trabalho muitas vezes é realizado fora do horário de expediente, bem como aos sábados, domingos e feriados, quando ocorrem problemas que exigem soluções imediatas. “As equipes da Autarquia estão preparadas para atender a população com ações rápidas e eficientes, melhorando assim a qualidade dos serviços prestados aos munícipes”, enfatiza Cremasco.

Comente e participe:


Aterro Sanitário de Pedreira recebe geomembrana

quarta, 05 de julho de 2017

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira através de seu departamento técnico de Saneamento está concluindo a instalação de 2.950 m² de geomembrana de polietileno de alta densidade (PEAD) de 2 mm de espessura para a nova frente de trabalho no Aterro Sanitário Municipal para a disposição de resíduos sólidos domésticos coletados diariamente no município.
Segundo informações do engenheiro José Moretti Neto, responsável operacional do Aterro Sanitário, nessa frente também estão sendo implantados drenos de gases e de líquido percolado (chorume). “O investimento será suficiente para dispormos os resíduos domésticos por aproximadamente mais um ano e quatro meses”, enfatiza o engenheiro Moretti.
Desde seu início, em 2007, o Aterro Sanitário conta com mantas especiais que evitam o contato do resíduo com o solo assim deixando o solo e as águas subterrâneas, livres do contato com substancias potencialmente poluidoras, o qual é comprovado com análises bimestrais das águas subterrâneas, além disso, há em sua área de instalação uma estrutura física capaz de receber e armazenar os líquidos produzidos durante a decomposição dos resíduos (chorume), para que posteriormente possam ser enviados às estações de tratamento.

Comente e participe:


 

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK