2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

(19) 3853-3105

(19) 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

(19) 3852-4654

Resumo

Atualização do Portal

08/08/20 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

Escola da Água está com inscrições abertas para o novo curso online “Resiliência aos Eventos Extremos”

sexta, 27 de março de 2020

A Escola da Água e Saneamento, uma inciativa do Consórcio PCJ em parceria com a ARES-PCJ e Agência de Bacias PCJ, está com as inscrições abertas para o novo curso online “Resiliência aos Eventos Extremos – Case Piscinões Ecológicos e Bacias de Retenção”, no site escola.agua.org.br.

O curso é composto por três encontros virtuais que abordarão as mudanças climáticas ao longo dos anos e sugere ações de contingenciamento para os impactos gerados por esses fenômenos.

Chuvas como as registradas no primeiro trimestre de 2020 em várias cidades do Sudeste expõe a necessidade urgente dos municípios se preparem melhor para a ocorrências de eventos hidrológicos extremos. Para se ter ideia, apenas em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, choveu no trimestre quase o esperado para o ano todo, foram 1580 mm até o dia 21 de março, quando o esperado para o ano todo é 1603 mm, segundo o Climatempo. As precipitações em São Paulo no mês de fevereiro foram as mais volumosas dos últimos 70 anos e causaram estragos na capital e na Baixada Santista.

Aplicado pelo assessor técnico do Consórcio PCJ, Flávio Forti Stenico, o curso mais recente da Escola da Água tem o objetivo de capacitar comunidade e gestores públicos com medidas para amenizar os impactos de picos de precipitações nas cidades e área rural. A primeira videoaula aborda o tema “Eventos Climáticos Extremos”, com apresentações de dados sobre as variações de temperatura e como isso está alterando as precipitações atuais. Além disso, a videoaula conta também com a participação da pesquisadora do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila, que realiza análises sobre o cenário climático atual e futuro.

A segunda videoaula trata sobre “Piscinões Ecológicos Urbanos” e atenta para a sua eficiência em reservar água durante fortes chuvas, ao mesmo tempo que promove a recarga gradual do lençol freático, aumentando a disponibilidade hídrica local. Na última videoaula traz como tema “Bacias de Retenção” suas vantagens em áreas rurais, ao melhorar o escoamento de água pluvial em estradas vicinais, reservando grandes volumes que irão recarregar também os lençóis freáticos dessas regiões, ampliando as vazões de rios e nascentes.

Esse é terceiro curso online promovido pelo Consórcio PCJ em sua ferramenta digital. O primeiro ocorreu em 2018 e teve como tema “Ecoturismo”, e o segundo em 2019 sobre “Água e Saneamento – Disponibilidade e Sustentabilidade”. A ampliação da iniciativa com a Escola da Água e Saneamento busca atender o público de educadores, mas também os técnicos da área de Saneamento.

A partir de abril um novo curso será iniciado online: “Os ODS e a Agenda 2030”, como parte das capacitações do projeto Gota d’Água 2020, que terá como tema “Os ODS na construção do mundo que queremos”. O projeto pretende capacitar educadores e alunos sobre a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A Escola da Água e Saneamento nasceu da parceria entre Agência das Bacias PCJ, ARES-PCJ e Consórcio PCJ, com a assinatura do termo de Cooperação Institucional em 28 de setembro de 2018, com o objetivo de criar uma central de cursos na área de saneamento e recursos hídricos, para capacitar operadores e técnicos dos serviços de abastecimento e, assim, gerar melhoria nos serviços prestados à população. A condução do projeto ficou à cargo do Consórcio PCJ.

Em seu primeiro ano de existência, a Escola da Água já formou quatro turmas do curso presencial “Instalação e Manutenção de Redes e Ramais de Água e Esgoto”, e a aplicação de dois cursos de EAD (Ensino à Distância), pela plataforma on line, com os temas de “Ecoturismo” e “Água e Saneamento”. O último curso presencial aconteceu na cidade de Piracicaba (SP), entre os dias 04 e 19 de novembro. Em apenas um ano, foram quase 300 alunos capacitados pelo projeto.

Mais informações sobre a Escola da Água e Saneamento podem ser obtidas no site www.agua.org.br/cursos ou pelo site da escola: www.escola.agua.org.br.

 

DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

Comente e participe:


Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira divulga balanço das atividades desenvolvidas em Fevereiro de 2020

quinta, 12 de março de 2020

O Departamento Operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira (SAAE) encaminhou, ao prefeito Hamilton Bernardes Junior, o relatório dos serviços desenvolvidos no mês de Fevereiro de 2020. No total foram efetuadas 499 ações pelos técnicos da Autarquia.

O diretor operacional Nelson Antonio Cremasco informou que foram consertados 48 vazamentos na Rua; 55 vazamentos em Calçada; 72 vazamentos de Cavalete; Foram efetuadas 37 trocas de Registro; Atendidas 10 faltas de Água e outras 7(sete) por pouca pressão; 7(sete) ligações de Água; 5(cinco) mudanças de Hidrômetro; 92 viagens com o Caminhão Pipa e 1 (um) acompanhamento de obra.

No setor de Esgoto foram registrados os seguintes atendimentos: 119 desobstruções de Esgoto; 3(três) novas ligações e 43 limpezas de Fossa.  

Para solicitação de serviços, a população deve entrar em contato pelo telefone: (19) 3853-3105. A sede do Departamento Operacional está localizada na Rua Padre Alexandrino do Rego Barros, nº 200, Vila Santo Antônio.

 

DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

Comente e participe:


SAAE de Pedreira recebe nova Estação de Tratamento de Água

quinta, 12 de março de 2020

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto recebeu nesta semana uma nova Estação de Tratamento de Água, que está sendo instalada junto às demais já existentes localizadas na Vila Santo Antônio.

No final da tarde da segunda-feira, dia 9, a Carreta que trouxe a nova ETA estacionou na Avenida Papa João XXIII, onde pernoitou, pois só pode rodar durante o dia. Na manhã da terça-feira, 10 de março, a Carreta devidamente escoltada pela Polícia Municipal e DITRAN – Divisão de Trânsito, seguiu na contramão pela Avenida Papa João XXIII, até o cruzamento com a Rua Padre Alexandrino do Rego Barros, na Vila Santo Antonio, de onde se dirigiu a Estação de Tratamento de Água, sendo devidamente descarregada através de guindaste para sua futura instalação.

Segundo informou o diretor geral do SAAE Leonardo Silingardi, a nova Estação tratará 252 mil litros de água por hora, aumentando em mais de 40% a capacidade de Tratamento para a população.

O prefeito Hamilton Bernardes Junior, acompanhado da primeira-dama Maria Luiza Maganha Bernardes, do vice-prefeito Fábio Polidoro e do presidente da Câmara de Vereadores Cristiano Alex Elias (Turco), esteve verificando os serviços e na oportunidade destacou que serão investidos nesta nova Estação de Tratamento de Água cerca de R$ 2 milhões, de um total de R$ 20 milhões que beneficiarão diretamente a população. 

 

DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

Comente e participe:


 

 

 

   Categorias

  Notícias

  Obras

   Arquivo

  2020
JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL

 

  2019
JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV

 

  2018
MAI JAN FEV MAR ABR JUL AGO SET JUN OUT NOV DEZ

 

  2017
DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV JAN

 

  2016
JAN FEV MAR ABR MAI DEZ JUN OUT NOV

 

  2015
NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT

 

  2014
DEZ JAN MAR ABR AGO SET JUL MAI OUT NOV

 

  2013
DEZ JAN FEV MAR ABR JUN JUL AGO SET OUT NOV

 

  2012
NOV JAN FEV MAR ABR MAI JUL OUT

 

  2011
SET OUT DEZ AGO NOV

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK