2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

(19) 3853-3105

(19) 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

(19) 3852-4654

Resumo

Atualização do Portal

16/09/19 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

ARES-PCJ comprova boa qualidade da água distribuída aos moradores do Morumbi/Triunfo

sexta, 31 de julho de 2015

O Relatório encaminhado pela ARES-PCJ, das análises feitas na água enviada aos moradores da Rua Santos Dumont, Morumbi/Triunfo, comprovou a boa qualidade do tratamento feito pelo SAAE- Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira – na água distribuída à população. Ressalte-se que o processo de controle de qualidade da água passa por rigorosos padrões de análise, seguindo o modelo de excelência em saneamento.
A Autarquia, segundo o diretor-geral Celso José Leite Filho mantém o controle de qualidade diário, em seu próprio laboratório e também pelas avaliações realizadas por outros laboratórios. “Essas análises constantes permitem um eficiente controle de qualidade da água distribuída à população”, salientou Celso Leite.
De acordo com o prefeito Carlos Pollo, a análise da água distribuída segue um rigoroso cronograma de coletas e avaliação diária. “O controle das amostras é rigoroso e feito somente por técnicos capacitados. É muito importante esclarecer que o controle de qualidade utiliza técnicas apropriadas e frascos devidamente esterilizados para não contaminar a água antes do teste em laboratório”, destaca o prefeito Professor Carlos.
A coleta feita pelos técnicos da ARES-PCJ, em incertas, desta feita ocorreu no dia 9 de junho, às 14h10, na Rua Santos Dumont, altura do nº 499, na entrada da água (cavalete), com temperatura ambiente de 30º, em dia claro e sol brilhante. Foi entregue ao Laboratório contratado, às 19h, do mesmo dia e as análises foram concluídas no dia 16 de junho e apontou: “a amostra apresentada atendeu plenamente aos padrões de potabilidade, diante dos ensaios realizados”.
“Esse trabalho é feito para atender às exigências da Portaria 2.914, do Ministério da Saúde, que dita as normas para o tratamento e controle de qualidade da água no País e garante a qualidade da água entregue à população”, ressaltou Celso Leite Filho.
“Essas amostras para análises garantiram e certificaram que o produto que está chegando às casas mantém o mesmo padrão quando sai da Estação de Tratamento. É a prova da seriedade do trabalho que o SAAE desenvolve. Isso é feito, indistintamente, em todos os bairros, arrematou o prefeito Carlos Pollo.
Texto: Sidenei Defendi
ASCOM- Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreira.

Comente e participe:


RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 96, DE 29 DE JULHO DE 2015

quarta, 29 de julho de 2015

Dispõe sobre o reajuste ordinário dos valores das Tarifas de Água e Esgoto e dos Preços Públicos dos serviços prestados pelo SAAE - Pedreira, aplicados no Município de Pedreira/SP e dá outras providências.

A DIRETORIA EXECUTIVA DA ARES-PCJ - AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (AGÊNCIA REGULADORA PCJ), no uso das atribuições que lhe conferem a Cláusula 32ª, inciso IV, do Protocolo de Intenções da ARES-PCJ convertido em Contrato de Consórcio Público e o art. 30, inciso IV, do Estatuto Social da ARES-PCJ e;


CONSIDERANDO:


Que através das premissas constantes na Lei Federal nº 11.445, de 05/01/2007, no Decreto Federal nº 7.217, de 21/06/2010 e na Lei Municipal nº3077, de 14/12/2010, pela qual o Município de Pedreira assinou Protocolo de intenções e delegou o exercício das competências municipais de regulação econômica e fiscalização da qualidade da prestação dos serviços públicos de saneamento básico à Agência Reguladora PCJ (ARES-PCJ);

Que o SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira, em conformidade com a Resolução ARES-PCJ nº 20, encaminhou à Agência Reguladora PCJ, através do Ofício Especial de 15/05/2015, documentação relativa ao reajuste dos valores das Tarifas de Água e Esgoto do Município de Pedreira e demais Preços Públicos praticados;

Que a Agência Reguladora PCJ (ARES-PCJ), através do Parecer Consolidado nº 32/2015 - CRBG, concluiu ser necessária a aplicação do reajuste tarifário, de forma linear em todas as Categorias e Faixas de Consumo, a fim de recuperar o equilíbrio econômico-financeiro da autarquia municipal;

Que o CRCS - Conselho de Regulação e Controle Social do Município de Pedreira, reunido no dia 27 de julho de 2015, às 14h, analisou e aprovou o Parecer Consolidado nº 32/2015-CRBG, inclusive o índice de reajuste de 20,55% (vinte inteiros e cinqüenta e cinco centésimos por cento) nas Tarifas de Água e Esgoto, de 8,90% (oito inteiros e noventa centésimos por cento) para os Preços Públicos dos demais serviços prestados pelo SAAE - Pedreira;

Que, em face do cumprimento de todas as etapas do processo de reajuste tarifário, a Diretoria Executiva da ARES-PCJ, reunida em 29 de julho de 2015,

RESOLVE:


Art. 1º - Reajustar os atuais valores das Tarifas de Água e Esgoto praticadas pelo SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto, no Município de Pedreira, em 20,55% (vinte inteiros e cinqüenta e cinco centésimos por cento), a partir do mês de setembro de 2015, em todas as em todas as Categorias de Usuários e Faixas de Consumo.

Art.2º - Reajustar os atuais valores dos Preços Públicos dos demais serviços prestados SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira, em 8,90% (oito inteiros e noventa centésimos por cento), a partir do mês de setembro de 2015.

Art. 3º - Fixar os novos valores das Tarifas de Água e Esgoto e dos Preços Públicos dos demais serviços prestados SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira, conforme apresentado nas tabelas, dos Anexos I e II desta Resolução, respectivamente.

Art. 4º - Os novos valores das Tarifas de Água e Esgoto e dos Preços Públicos dos demais serviços prestados, a serem praticados pelo SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto, no Município de Pedreira, entrarão em vigor 30 (trinta) dias após a publicação desta Resolução e, se necessário, Ato Administrativo específico, na imprensa oficial do Município de Pedreira, conforme determina o Art. 39, da Lei Federal nº 11.445/2007.

Parágrafo único - O SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira obedecerá ao prazo estabelecido no caput deste artigo para a realização das leituras e medições e as respectivas emissões das Contas/Faturas.

Art. 5º - Para fins de divulgação, o SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira afixará tabela com os novos valores estabelecidos nesta Resolução em local de fácil acesso, em seu sítio na Internet e, através de mensagens em suas Contas/Faturas, informará que os valores foram reajustados ordinariamente pela Agência Reguladora PCJ e o início da vigência desses novos valores.

Art. 6º - Esta Resolução entrará em vigor na data da sua publicação.




DALTO FAVERO BROCHI
Diretor Geral









Comente e participe:


Deputado Paulo Freire destina emendas para o SAAE Pedreira

quinta, 23 de julho de 2015

O SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Pedreira – através de trabalho desenvolvido pelo diretor-geral Celso José Leite Filho e prefeito Carlos Pollo vem atuando no sentido de obter recursos que possibilitem a otimização das Estações de Tratamento de Água I e III, com a finalidade de ampliar a capacidade de produção em até 35%, visando atender plenamente os novos investimentos que estão sendo implementados no Município (loteamentos e conjuntos habitacionais).
Seguindo projetos traçados, o prefeito Professor Carlos Pollo e o diretor-geral do SAAE Celso José Leite Filho obtiveram junto ao deputado federal Paulo Freire (PR), emendas que chegam a 1 milhão de reais, com a finalidade de melhorar e ampliar a capacidade do volume de água tratada.
Para que haja a ampliação na capacidade de tratamento de água, há a necessidade de se construir e dotar o espaço físico com um laboratório que atenda aos padrões de controle da qualidade química, de forma rápida e precisa; melhoria no sistema de decantação, com a instalação de módulos defletores de flocos do tipo tubo retangular; colocação de calhas coletoras em PRFV (Polímero Reforçado com Fibra de Vidro); implantação de novo sistema de filtração com carvão de antracito - (o carvão antracito é largamente utilizado em filtros de tratamento de água favorecendo trabalhar com taxas de filtração maiores, logo com menor área de filtração, menor volume de material filtrante e menor consumo de água de lavagem).
As propostas se referem aos novos dimensionamento e remanejamento hidráulicos, mas também foram planejados para que não haja descontinuidade da produção e consequentemente, interrupção no abastecimento.
Ressalte-se que o deputado federal Paulo Freire tem dispensado atenção ao Município, no que concerne a emendas que atendam as necessidades dos moradores. O prefeito Carlos Pollo lembra que trabalhos de pavimentação de ruas do Distrito Industrial e recapeamentos de outras ligações do Jardim Triunfo e Vila Monte Alegre foram realizados com verbas obtidas através de indicação do parlamentar. “O deputado Paulo Freire tem dispensado uma especial atenção a Pedreira. Que estas duas novas emendas possam ser concretizadas de forma a ampliar a capacidade de tratamento de água”, concluiu Pollo.
Texto: Sidenei Defendi
ASCOM – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreira

Comente e participe:


Registros apontam que SAAE desenvolveu 431 intervenções no mês de junho

quarta, 08 de julho de 2015

O SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Pedreira - realizou, durante o mês de junho de 2015, 431 procedimentos diversos, visando garantir o bom atendimento aos consumidores. O diretor-operacional do SAAE, Nelson Antonio Cremasco destaca que dentre as ocorrências registradas, a manutenção de água liderou os serviços, com 245 intervenções dos técnicos, seguida da manutenção de esgoto, com 115 assistências. As Equipes da Autarquia não param e sempre que acionadas estão prontas para efetuar os reparos, completou Nelson Antonio Cremasco.
Celso José Leite Filho, diretor-geral do SAAE, lembra que “a Instituição tem procurado atender o mais rápido possível, visando eliminar os transtornos causados por rompimento de redes de distribuição de água ou entupimentos em redes de esgoto”.
O prefeito Carlos Pollo, por sua vez, considera imprescindível o esforço das Equipes Técnicas do SAAE na manutenção da qualidade do atendimento. “É claro que realizar obras, ampliações e todo tipo de avanço é importante para nossa estrutura, mas o trabalho de manutenção é vital para a subsistência de todo o sistema de água e esgoto da cidade. Pelos números apresentados, em junho, a média foi de 14 atendimentos ao dia. Se considerarmos somente os dias úteis, as nossas equipes efetuaram 21 assistências/dia. Essa determinação é importante e o consumidor sabe que terá o serviço restabelecido rapidamente”, arrematou o prefeito Professor Carlos.
TIPOS DE SERVIÇO Nº DE OCORRÊNCIAS
Manutenção de Água 245
Manutenção de Esgoto 115
Ligação de Água 15
Ligação de Esgoto 12
Mudança de Hidrômetro 07
Cancelamento Inscrição 02
Limpeza de Fossa 35
TOTAL 431
Texto: Sidenei Defendi
ASCOM- Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreira

Comente e participe:


Audiência Pública discute implantação e produção de água de reuso como alternativa ao consumo

quarta, 01 de julho de 2015

O prefeito de Pedreira Carlos Pollo, o vereador Alessandro Luis de Godoy (Mole), o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Geraldo Luis Nalon e o diretor geral do SAAE, Celso José Leite Filho, atendendo convite do deputado federal Luiz Lauro Filho, participaram de Audiência Pública promovida pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, destinada a estudar e debater os efeitos da Crise Hídrica, bem como propor medidas tendentes a minimizar os impactos da escassez de água no Brasil.
O evento aconteceu na sexta-feira, 26 de junho, em Campinas, na sede da SANASA, e contou com a presença do presidente da Agência Nacional de Água (ANA), Vicente Abreu. “O parlamento brasileiro, consciente de suas responsabilidades perante a sustentabilidade e o consumo consciente da água e preservação dos recursos hídricos, instalou esta comissão para que estude e debata a crise hídrica brasileira. Nesse sentindo, também é sua tarefa propor medidas tendentes a minimizar os impactos da escassez de água no Brasil. Assim, cabe a esta Comissão debater e buscar soluções que visem a atender essas expectativas”,enfatizou durante a reunião o deputado federal Luiz Lauro Filho.
Na Audiência Pública, o prefeito Carlos Pollo ressaltou que a região sudeste e o Estado de São Paulo sofrem diretamente os impactos da escassez de água, porém, a cidade de Pedreira foi uma das pioneiras na região a desenvolver campanhas sobre o uso consciente da água. “A produção de água de reuso para utilização de empresas pode propiciar a redução na captação de água dos rios e o excedente produzido retornado aos cursos de água natural, com impacto direto na recuperação da sua qualidade e grande benefício ao meio ambiente”, destacou Carlos Pollo.
A tecnologia empregada pela Sociedade na purificação da água é uma das mais modernas do mundo, e a SANASA é pioneira no país em sua utilização no tratamento de esgotos municipais. A membrana filtrante, uma das tecnologias empregadas, pode possibilitar a remoção de vírus, bactérias, sólidos e nutrientes, deixando a água com 99% de pureza.
Glauco Mazzetto – Jornalista (ASCOM – Assessoria de Comunicação)
Prefeitura Municipal de Pedreira

Comente e participe:


 

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK