2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

(19) 3853-3105

(19) 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

(19) 3852-4654

Resumo

Atualização do Portal

09/12/19 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

PREFEITURA E SAAE ALERTAM SOBRE ENTUPIMENTOS NA REDE DE ESGOTO

quarta, 30 de março de 2016

A Prefeitura de Pedreira e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE alertam sobre as causas dos entupimentos na Rede de Esgoto do Município. O problema é recorrente e se deve ao descarte de objetos que deveriam ser destinados ao lixo, que é recolhido periodicamente e recebe a destinação correta. Devido ao problema, diariamente o SAAE registra dezenas de entupimentos, o que demanda o empenho da Autarquia, esforço esse que poderia ser empregado na resolução de outros serviços de maior relevância para o aprimoramento do serviço.
Depois de utilizada, na limpeza, descarga do vaso sanitário, banho e etc., a água agora suja, dá início ao processo de formação do esgoto que seguirá para ser tratado. Porém, já foi verificado pela municipalidade que está ocorrendo um rejeito de objetos na Rede, provenientes do esgoto residencial em sua grande maioria. “São absorventes, preservativos, cabelo, papel higiênico, entre outras coisas. Chegamos ao absurdo de encontrar aqui, objetos maiores como sacolas plásticas, roupas íntimas e celular”, relata Olímpio Garcia, encarregado da Estação Elevatória que fica no Bairro Santa Clara.
O diretor-operacional do SAAE, Nelson Cremasco, complementa a observação. “Falta consciência. A relação entre causa e efeito é nítida. A Rede é preparada para receber o esgoto, uma vez que lixo passa também a ser rejeitado neste espaço e vai haver obstrução e isso vai gerar uma demanda desnecessária para a sua resolução. Diariamente o SAAE registra cerca de 20 entupimentos no Município”.
Para o prefeito de Pedreira, Carlos Pollo, a prevenção continua sendo a melhor maneira de evitar problemas de entupimento de esgoto. “É preciso renovar a mentalidade de que, se desfazer de algo vai fazê-lo sumir. Tudo deixa um impacto e causa consequência. Pedimos que a população contribua conosco e combata essas atitudes dentro de casa. Não jogado nenhum tipo de lixo no vaso sanitário, não descartando óleo ou restos de alimentos através da pia, recolhendo os fios de cabelos do ralo do banheiro”, enfatiza.
A Prefeitura e a Autarquia salientam que há outras opções de livrar-se desses objetos. Regularmente é feita a coleta de lixo orgânico e a seletiva, de materiais recicláveis. Outra opção é encaminhar o material a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que em pequenas quantidades, recebe e dá a correta destinação. O 156 também pode ser acionado em caso de dúvida, para fornecer orientação.
Amanda dos Reis
Jornalista l MTB 77307 SP
ASCOM- Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Pedreira

Comente e participe:


SAAE de Pedreira usa Caminhão de Hidrojateamento para desobstruir redes de esgoto

quarta, 30 de março de 2016

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira – SAAE - realizou na última semana, serviços de desentupimento de redes de esgoto em diversos pontos da cidade usando um Caminhão de Hidrojateamento.
Segundo informou o diretor-operacional Nelson Antonio Cremasco, o hidrojateamento é realizado com um caminhão equipado com reservatório de água e bomba de alta pressão. “O hidrojateamento consiste em remover, através da alta pressão, o acúmulo de materiais incrustados sobre certa superficíe. O hidrojateamento é gerado por uma bomba de alta pressão, que produz uma vazão de mais de 250 litros de água por minuto, o que torna o serviço rápido e eficaz”, destacou Cremasco.
De todos os pontos que receberam o hidrojateamento, dois não foram resolvidos. “Na Avenida Antonio Serafin Petean (Rodovia SP-95), foram diagnosticados dois lugares com problemas, um nas proximidades do bairro Jardim Andrade e outro na altura do número 470. Estes pontos serão abertos, pois as redes estão comprometidas e terão que ser refeitas”, informou o diretor-geral da Autarquia Celso José Leite Filho.
Para o prefeito Carlos Pollo, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira vem desenvolvendo um trabalho sério e apresentando bons resultados. “Considero imprescindível o esforço das Equipes Técnicas do SAAE na manutenção da qualidade do atendimento. É claro que realizar obras, ampliações e todo tipo de avanço é importante para nossa estrutura, mas o trabalho de manutenção é vital para a subsistência de todo o sistema de água e esgoto da cidade”, enfatizou o prefeito Carlos Pollo.
Glauco Mazzetto – Jornalista (ASCOM – Assessoria de Comunicação)
Prefeitura Municipal de Pedreira

Comente e participe:


Água distribuída aos moradores do Jardim Triunfo é de qualidade

quarta, 30 de março de 2016

A Agência Reguladora - ARES PCJ desenvolve o monitoramento da qualidade da água tratada e distribuída aos usuários. As análises que têm se intensificadas, pois é uma excepcional ferramenta a mais para o acompanhamento da qualidade dos serviços prestados, uma vez que os Municipios fazem suas próprias análises diárias e acabam sendo uma fonte para bons comparativos
O prefeito Carlos Pollo e o diretor-geral do SAAE-Pedreira Celso José Leite Filho receberam da ARES-PCJ – Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – os resultados do Relatório de Ensaio nº 38.2016.U-V.1, oriundo da coleta de água realizada em janeiro de 2016, na Rua Prefeito Otávio Rocha, altura do nº 121, situada no Jardim Triunfo. Como de costume, os técnicos desenvolveram os trabalhos em dias e horários incertos, para que o parecer seja eficiente, retratando a realidade da qualidade da água consumida pelos moradores do local. Submetida à análise de laboratório especializado, a água coletada não apresentou nenhuma irregularidade nos parâmetros avaliados, atendendo plenamente a Portaria 2.914, de 11 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, no que tange aos padrões de potabilidade. A água que abastece os moradores do Jardim Triunfo está livre de poluentes e agentes químicos nocivos, que inviabilizem sua utilização, indicou o Relatório de Ensaio.
As amostras coletadas passam por exames físico-químicos e microbiológicos. Nestas análises são apreciadas a cor, turbidez, fluoretação, cloro residual, quantidade de coliformes totais e fecais entre outros. No último diagnóstico da ARES-PCJ - que fez coletas de amostras na Rua Prefeito Otávio Rocha, altura do nº 121, Jardim Triunfo, em 5 de janeiro de 2016, às 11h30, temperatura ambiente de 30 graus, com chuva ausente naquele momento e nas 24 horas anteriores - sol brilhante e vento fraco. As análises não apresentaram nenhuma anormalidade, atendendo plenamente aos parâmetros mensurados pela Portaria 2.914, do Ministério da Saúde, garantindo os padrões de potabilidade, ou seja, a água consumida pelos moradores deste Setor é de qualidade. Mensalmente o consumidor recebe os resultados na conta de água.
“A análise feita pela ARES-PCJ vem ratificar os resultados das análises próprias que os técnicos do SAAE Pedreira realizam diariamente no laboratório próprio ou em laboratórios terceirizados. O fato da ARES-PCJ atestar a qualidade da água distribuída à população pedreirense dá ainda mais tranquilidade e certeza de que o trabalho que se realiza é de qualidade”, enfatizou o diretor-geral da Autarquia Celso José Leite Filho.
O prefeito Carlos Pollo pontua que o Monitoramento da Qualidade da Água – da ARES-PCJ - analisa parâmetros físicos, químicos e biológicos, com a finalidade de fornecer subsídios ao controle da poluição das águas, auxiliando o SAAE na implementação de medidas cabíveis, quando necessárias. Os dados e informações obtidos também são fundamentais para subsidiar tecnicamente a elaboração/reformulação de estudos. De modo geral, desde a implementação do serviço de monitoramento, a qualidade da água distribuída à população, em todos os pontos do Município, vem se mantendo dentro dos Padrões de Potabilidade, evidenciando que o serviço realizado pelo SAAE, assim como suas avaliações estão sendo desenvolvidos a contento”, sentenciou o prefeito Professor Carlos Pollo.
“A água que chega aos consumidores deve atender aos padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação. Por isso, o SAAE, responsável pelo serviço de abastecimento de água da Cidade tem de manter um controle da eficiência do processo de tratamento. Esse trabalho da ARES-PCJ dá total credibilidade aos serviços que desenvolvemos desde a captação, passando pelo tratamento e chegando às torneiras dos consumidores”, assinalou Celso Leite.
O prefeito Carlos Pollo aponta que os laudos mensais enviados pela ARES-PCJ - que realiza a coleta e os ensaios - comprovam a qualidade da água tratada em Pedreira. “Essa avaliação dá o suporte essencial de que a água que chega às casas dos moradores está dentro dos padrões de potabilidade”, concluiu o prefeito Pollo.
Sidenei Defendi
ASCOM- Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreira

Comente e participe:


Prefeito Carlos Pollo esclarece falta de água no Jardim Alzira

quarta, 30 de março de 2016

Moradores do Jardim Alzira enfrentaram problemas com a falta de água, no feriado da Semana Santa. O fato, porém, ocorre com frequência, em função da linha de distribuição ser a mesma que atende outros pontos da Cidade. Sempre que há um rompimento na rede, há desabastecimento.
Na última quinta-feira, 24 de março, na hora do almoço, a bomba do reservatório do bairro apresentou problemas, devido ao travamento da bóia e prejudicou o abastecimento até o final da noite da Sexta-Feira Santa. Não bastasse esse entrave, que foi solucionado, registrou-se simultaneamente, o rompimento em um trecho da Rede de 8”, o que fez com que durante um período também se fechasse o registro de distribuição para os reparos necessários. O fornecimento começou a voltar ao normal após às 16 horas, da Sexta-Feira Santa.
Os moradores acabaram se revoltando com o desabastecimento, o que a Administração entende perfeitamente, mas alerta que não dá para prever quando fatos vão ser registrados.
“No caso do Jardim Alzira, há constantes alterações na energia elétrica e essas variações podem danificar os equipamentos. Quanto ao rompimento, o fato se dá pela avenida Joaquim Carlos e rua Ana Francisca de Oliveira serem locais arenosos, o que deixa o solo instável e em qualquer mudança de temperatura, em função da passagem de veículos pesados, e da inconsistência do solo, o cano acaba tendo rompedura”, destacou o diretor operacional do SAAE, Nelson Antonio Cremasco.
A população do Jardim Alzira só voltou a ser plenamente abastecida, à noite e praticamente no romper do sábado, pois tem de encher, inicialmente, o Reservatório, para poder ter pressão na rede e chegar às residências. Primeiro, recebem a água os que moram nas partes baixas, depois os que têm residências nas parte mais elevadas do bairro, o que demora um pouco mais.
O prefeito Carlos Pollo disse que “lamenta dia difícil vivido pelos moradores do Jardim Alzira, mas que não houve negligência e muito menos falta de empenho por parte dos funcionários do SAAE, que tiveram, além dos problemas já expostos, quebra de canos em outros pontos e que exigiram demais dos agentes, como o corte de rua com até dois metros de profundidade. Os técnicos do SAAE estavam atentos e se não houvesse como efetuar os reparos, a água chegaria através de caminhão-pipa. Se todos os moradores tivessem reservatórios próprios, com até 500 litros, certamente, os problemas seriam menores. Não dá para ficar na dependência de receber somente a água direto da rede”, ressaltou o prefeito Carlos Pollo, que tem recomendado ao diretor-geral do SAAE, Celso Leite, que adote as providências para o aprimoramento nos consertos.
“Estamos presentes junto à população para atender as necessidades. Não fugimos dos serviços, não importa o dia da semana. Temos trabalhado, nos mobilizado para atender as demandas o mais rápido possível. Os técnicos têm se preparado para fazer todo o possível, na agilização da recuperação das redes de água”, desbafou o diretor operacional Nelson Cremasco.
“Assim como os moradores cobram agilidade, nós, gestores responsáveis que somos, também exigimos rapidez na solução dos problemas. Só que não dá para pular etapas. Os serviços de reparo, as vezes, necessitam de mais tempo, para evitar que voltem a se repetir”, salientou o diretor-geral do SAAE, Celso José Leite Filho.
“Ninguém quer ter o fornecimento de água comprometido. Peço a compreensão dos moradores e desculpas pelos transtornos, mas infelizmente, de nada adiantarão soluções paliativas. O nosso trabalho de recuperação das linhas de distribuição é feito com objetivo de amenizar os dissabores causados pela interrupção do abastecimento e por isso precisa ser realizado com zelo e perfeição”, completou o prefeito Carlos Pollo.
Sidenei Defendi
ASCOM- Prefeitura de Pedreira

Comente e participe:


SAAE e Prefeitura retomam OperaçãoTapa-Buraco

quarta, 23 de março de 2016

O SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Pedreira - retomou na quinta-feira, 17 de março, a Operação Tapa-Buraco, com serviços nas imediações do Estádio Municipal Vanderley José Vicentini e Avenida Dr. Sylvio de Aguiar Maya. Vale lembrar que o SAAE fará a recuperação dos pontos em que fez intervenções. A Prefeitura, por sua vez, também reiniciou os trabalhos e executará a Operação Tapa-Buraco nos demais pontos da Cidade. Técnicos do SAAE e da Secretaria de Obras, atendendo determinação do prefeito Carlos Pollo estão alinhando os trabalhos para que as Equipes atuem no mesmo Setor.
O prefeito Carlos Pollo destacou que a retomada da Operação Tapa-Buraco levou em consideração a melhoria das condições climáticas, pois com as chuvas os trabalhos e a qualidade ficam extremamente prejudicados.
A restauração das vias com os trechos que se encontram com o asfalto comprometido, dificultando a mobilidade urbana, certamente vai melhorar as condições de trânsito e aumentar a segurança dos condutores de veículos e pedestres. Os trabalhos, nesta primeira fase, priorizarão as principais ruas e avenidas da cidade e aquelas com maiores problemas. Posteriormente, o serviço será estendido às demais vias, sempre seguindo o cronograma preestabelecido.
Como ainda se está no mês das águas – março - é difícil fazer uma previsão da conclusão dos serviços, mas a proposta é dar sequência até a solução final dos problemas.
O prefeito Carlos Pollo pediu empenho no objetivo de se efetuar o serviço com qualidade. “É um investimento alto, porém extremamente necessário. A Operação Tapa-Buarco vai atender todas as ruas do Município que necessitem do serviço e que foram danificadas por causa da intensidade das chuvas”, ressaltou o prefeito Carlos Pollo.
Ao verificar a retomada dos trabalhos, o prefeito Carlos Pollo salientou que “recuperar as vias, com intervenções no solo com chuvas, é um grande desperdício de dinheiro público. Quando se aplica o pavimento em espaço molhado ele se esvai com a água, assim como o recursos investidos. Por isso, esperou-se pelo tempo firme”, complementou o prefeito Professor Carlos.
Sidenei Defendi
ASCOM-Prefeitura de Pedreira

Comente e participe:


SAAE executa 591 intervenções em fevereiro de 2016

quarta, 09 de março de 2016

O SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira – através da Diretoria Operacional encaminhou, ao prefeito Carlos Pollo e ao diretor-geral da Autarquia Celso José Leite Filho, o balanço dos serviços executados durante o mês de fevereiro de 2016. No computo geral, registrou-se um aumento de 6%, se comparado com a quantidade de serviços prestada no mês de janeiro passado.
O diretor-operacional, Nelson Antonio Cremasco, lembra porém, que houve uma redução nos atendimentos de manutenção de água de 10%, com 280 assistencias. Também registrou-se diminuição no número de manutenção de rede de esgoto de 5,75%, com 107 serviços realizados. Ligações de água registraram uma elevação de 330%, totalizando 17 serviços executados, já as ligações de esgoto apresentaram um total de 4 pedidos, o que significa 400% a mais, que no mês anterior. Os trabalhos de limpeza de fossas registraram um aumento de 26%, com 46 atendimentos e as viagens de caminhões-pipa se elevaram 53,5%, com 132 solicitações.
De acordo com o diretor-geral do SAAE, Celso José Leite Filho, “diversas equipes estão preparadas para contemplar a população com ações rápidas e efecientes, melhorando assim a qualidade dos serviços prestados aos munícipes”.
O diretor-operacional do SAAE, Nelson Cremasco diz que a postura dos servidores da Autarquia é intensa, pois, para atender à grande demanda trabalham, muitas vezes, fora do horário de expediente, bem como aos sábados, domingos e feriados, quando ocorrem problemas que exigem soluções imediatas. “Há um grande comprometimento da equipe e isso é fundamental para quem trabalha num Setor como esse, cheio de desafios a cada dia”, declarou Cremasco.
O prefeito Carlos Pollo destacou que “vale reforçar à população que todos os dias são realizados serviços, com as equipes do SAAE procurando executar com precisão os trabalhos de reparo , para atender as necessiades dos moradores. Desde que assumi o mandato em 2013, pedi atenção especial para esses casos de reparo, os quais demoravam um tempo maior e deixavam os consumidores insatisfeitos. Agora, estes serviços estão sendo resolvidos em menor tempo”, salientou o prefeito Professor Carlos.
TIPOS DE SERVIÇO/Nº DE OCORRÊNCIAS
Manutenção de Água/280
Manutenção de Esgoto/107
Ligação de Água/17
Ligação de Esgoto/04
Mudança de Hidrômetro/05
Cancelamento Inscrição/00
Limpeza de Fossa/46
Caminhão Pipa – viagens/132
TOTAL/591
Texto: Sidenei Defendi- ASCOM- Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreira

Comente e participe:


12

 

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK