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NOTÍCIAS & OBRAS

Consórcio PCJ sugere aos municípios ações de contingenciamento da estiagem, divididas em fases de gravidade de abastecimento de água

sexta, 27 de novembro de 2020

O Consórcio PCJ enviou ofício aos municípios associados com orientações de enfrentamento da estiagem 2020 e sugestões de ações de contingenciamento, divididas em três graus de criticidade de atendimento do abastecimento de água: baixa dificuldade no atendimento de água ou fase verde, média dificuldade ou fase amarela, e alta dificuldade ou fase vermelha. Em cada uma das fases medidas são recomendadas para amenizar os impactos à população e evitar uma possível interrupção do serviço de abastecimento.

O documento atenta que até o momento, as chuvas em 2020 estão 25% abaixo das médias históricas e que os dois últimos anos anteriores também apresentaram redução nas precipitações esperadas. A ocorrência do fenômeno “La Niña”, que esfria as águas do Oceano Pacífico e diminui as chuvas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, indicando uma tendência para esse ano de precipitações novamente abaixo do esperado.

A preocupação do Consórcio PCJ é que um verão com menos chuvas pode diminuir a recarga do lençol freático e dos reservatórios de água, podendo reduzir ainda mais a disponibilidade hídrica dos mananciais das Bacias PCJ para 2021. Neste mês de outubro os Reservatórios do Sistema Cantareira registraram volume de armazenamento inferior a 40%, adentrando a faixa de alerta de operação dos reservatórios.

“O momento atual é de alerta. Estamos tendo precipitações muito baixas e uma primavera extremamente quente, batendo recordes de temperaturas altas, o que está pressionando o consumo. Portanto, temos aí uma junção de pouca disponibilidade e uma demanda forte, que pode baixar ainda mais nossas reservas de água e um fenômeno climático que pode comprometer a recarga dessas reservas para atender 2021”, alerta o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

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Consórcio PCJ compara estiagem atual com crise hídrica de 2014 e lança novo alerta de emergência

sexta, 27 de novembro de 2020

O Consórcio da bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), o qual Pedreira faz parte, emitiu um novo alerta de emergência por causa do risco de desabastecimento de água na região. Já é o segundo em menos de dois meses. O volume de chuva 25% menor do que o ideal nesse ano afetou todas as cidades que fazem parte da bacia PCJ, de acordo com a entidade, que compara o cenário de estiagem atual ao de 2014, quando houve a crise hídrica.

“Algo que nós esperávamos, que eram chuvas, elas não ocorreram, ou ocorreram na ordem de 1,5 milímetro. Então fizemos o segundo alerta para que a sociedade realmente consuma dentro da normalidade, nem uma gota de água a mais”, explica Francisco Lahoz, secretário executivo do Consórcio PCJ.

De acordo com o PCJ, a situação é pior para as cidades que não dependem do Sistema Canteira. O risco é faltar água para os moradores por causa da dificuldade em captação em rios e represas.

O Departamento de Água e Energia Elétrica, do Governo do Estado, informou que a construção da Barragem de Duas Pontes, em Amparo, continua paralisada por causa de uma decisão da Justiça Federal e que já recorreu. Sobre a Barragem de Pedreira, disse que as obras estão em andamento e devem ser concluídas em 2022.

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Aterro Sanitário de Pedreira recebe nota 9,2 da CETESB

quinta, 26 de novembro de 2020

A CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo publicou agora em 2020, o “Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos 2019”, quanto o enquadramento das condições das instalações e/ou destinação final de Resíduos Sólidos Urbanos e a faixa de enquadramento IQR (Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos).

A CETESB realiza inspeções através de seus técnicos e as informações coletadas são processadas a partir de um questionário padronizado e cujas pontuações variam de 0 a 10.

 

IQR

ENQUADRAMENTO

0,0 a 7,0

Condições Inadequadas (I)

                        7,1 a 10

Condições Adequadas (A)

 

A Região Metropolitana de Campinas é formada por 20 cidades, destas 17 dispõe seus resíduos em Aterros Particulares (AP) com média de nota 9,8 e três em Aterros Próprio, sendo um em condições inadequadas (nota 5,9), outra adequada (nota 7,8), e o município de Pedreira com a maior nota entre os municípios que fazem gestão de seus Aterros.

O Aterro Sanitário do Município de Pedreira que recebe em média 38.000 kg (38 Toneladas) dia é operado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, obtendo nota de IQR de 9,2 ficando entre as melhores dos municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Campinas (RMC), destaca o engenheiro José Moretti Neto, responsável técnico pelo Aterro Sanitário de Pedreira.

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SAAE divulga balanço dos serviços prestados durante o mês de Agosto de 2020

terça, 24 de novembro de 2020

O Departamento Operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira encaminhou a sede administrativa da Autarquia o relatório dos serviços desenvolvidos no mês de Agosto de 2020. No total efetuadas 577 ações pelos técnicos do SAAE

O diretor geral Leonardo Selingardi informa que foram realizados os seguintes atendimentos no setor de água: 55 vazamentos na rua; 54 vazamentos nas calçadas; 66 vazamentos em cavaletes; 32 trocas de registros; 30 atendimentos por falta de água; 6 por pouca pressão; 20 novas ligações de água; 6 mudanças de Hidrômetro; 1 troca de Cavalete; 137 viagens do Caminhão Pipa. No setor de Esgoto foram efetuas 102 desobstruções; 14 desobstruções de Ramal; 12 novas ligações de Esgoto; 1 troca de Ligação; 10 limpezas de Poços de Visita; 41 limpezas de Fossa.

O diretor de operações Nelson Cremasco diz que para atender à grande demanda, o trabalho é forte, muitas vezes, fora do horário de expediente, bem como aos sábados, domingos e feriados, quando ocorrem problemas que exigem soluções imediatas. “Há um grande comprometimento da equipe e isso é fundamental para quem atua num setor como esse, cheio de desafios a cada dia”, declarou Cremasco.

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SAAE de Pedreira divulga balanço dos serviços prestados durante o mês de Setembro de 2020

terça, 24 de novembro de 2020

O Departamento Operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira encaminhou a sede administrativa da Autarquia o relatório dos serviços desenvolvidos no mês de Setembro de 2020. No total efetuadas 618 ações pelos técnicos do SAAE.

O diretor geral Leonardo Selingardi informa que foram realizados os seguintes atendimentos no setor de água: 62 vazamentos na rua; 60 vazamentos nas calçadas; 81 vazamentos em cavaletes; 45 trocas de registros; 52 atendimentos por falta de água; 06 por pouca pressão; 11 novas ligações de água; 05 mudanças de Hidrômetro; 225 viagens do Caminhão Pipa. No setor de Esgoto foram efetuas 101 desobstruções; 14 novas ligações de Esgoto; 32 limpezas de Fossa e 04 reparos de Rede.

O diretor de operações Nelson Cremasco diz que para atender à grande demanda, o trabalho é forte, muitas vezes, fora do horário de expediente, bem como aos sábados, domingos e feriados, quando ocorrem problemas que exigem soluções imediatas. “Há um grande comprometimento da equipe e isso é fundamental para quem atua num setor como esse, cheio de desafios a cada dia”, declarou Cremasco.

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SAAE de Pedreira divulga balanço dos serviços prestados durante o mês de Outubro de 2020

terça, 24 de novembro de 2020

O Departamento Operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira encaminhou a sede administrativa da Autarquia o relatório dos serviços desenvolvidos no mês de Outubro de 2020. No total foram efetuadas 739 ações pelos técnicos do SAAE.

O diretor geral Leonardo Selingardi informa que foram realizados os seguintes atendimentos no setor de água: 40 vazamentos na rua; 82 vazamentos nas calçadas; 83 vazamentos em cavaletes; 43 trocas de registros; 49 atendimentos por falta de água; 38 por pouca pressão; 28 novas ligações de água; 07 mudanças de Hidrômetro; 01 suspensão de Cavalete; 210 viagens do Caminhão Pipa. No setor de Esgoto foram efetuas 101 desobstruções; 06 novas ligações de Esgoto; 16 desobstruções de PV; 24 limpezas de Fossa e 11 hidrojateamentos.

O diretor de operações Nelson Cremasco diz que para atender à grande demanda, o trabalho é forte, muitas vezes, fora do horário de expediente, bem como aos sábados, domingos e feriados, quando ocorrem problemas que exigem soluções imediatas. “Há um grande comprometimento da equipe e isso é fundamental para quem atua num setor como esse, cheio de desafios a cada dia”, declarou Cremasco.

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