2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

156 / (19) 99986-7599

(19) 3853-3105 / 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

Resumo

Atualização do Portal

26/04/24 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

Pedreira é a 7ª Cidade no Ranking de Desenvolvimento Sustentável do País e a 1ª colocadada Região Metropolitana de Campinas e Circuito das Águas

quinta, 03 de agosto de 2023

Pedreira ocupa a 7ª colocação do Ranking Nacional, no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR), a nota do Município foi 62,51 entre a máxima que é 100. Ressalte-se que a diferença para a primeira colocada (São Caetano do Sul - 63,42) é de apenas 0,91. É ainda a primeira classificada da Região Metropolitana de Campinas e do Circuito das Águas Paulista. A posição alcançada se refere ao desempenho nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a pesquisa foi realizada entre as 5.570 cidades brasileiras.

De acordo com o IDSC-BR, Pedreira está na sétima posição nacional, com 62,51, por ter se destacado nos ODS como: Água Limpa e Saneamento; Energia Limpa e Renovável; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Saúde e Bem-Estar; Ação Contra a Mudança Global do Clima, além de Vida na Água. Pelo Portal do órgão elaborador do Índice, o usuário pode comparar entre Cidades, Estados, Regiões, e até mesmo biomas diferentes, quanto ao nível de Desenvolvimento Sustentável.

Fábio Polidoro, Prefeito de Pedreira, se mostrou entusiasmado com a posição atingida pelo Município e avalia que a planificação estabelecida pelo Município alcança os objetivos prefixados. “A Administração recebe esse índice com enorme alegria, pois tem trabalhado na implementação de ações que possibilitam o crescimento e o desenvolvimento econômico, observando atentamente os cuidados essenciais da sustentabilidade e respeitando o meio ambiente. A pontuação nos ODS principais reflete claramente os investimentos efetuados em saneamento básico, infraestrutura, meio ambiente e inovação. Nosso Programa de Trabalho tem sido pautado por iniciativas que preparam de forma abrangente e transformadora, Pedreira para o futuro. A vida das pessoas acontece na Cidade, por isso, tem de se ofertar melhor qualidade de vida e ampliar a eficiência dos serviços à população”, esclareceu Fábio Polidoro.

A ferramenta, que coloca o Brasil como o primeiro País do mundo a avaliar os avanços e os retrocessos da Agenda 2030 da ONU, é fruto de uma parceria entre o Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), entidade que estimula a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras, e a SDSN (Sustainable Development Solution Network), uma iniciativa que nasceu dentro da própria ONU para mobilizar conhecimentos técnicos e científicos no apoio de soluções em escalas locais, nacionais e global.

O lançamento aconteceu na Primeira Edição do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, que terminou no dia 10 de julho de 2022, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. A pesquisa avaliou os 17 ODS de todos os Municípios brasileiros (tendo base em 100 indicadores), com a identificação de resultados e desafios na busca pela melhoria das condições de vida das pessoas.

“Os moradores de Pedreira têm acesso à energia elétrica, água tratada, recolhimento de lixo orgânico e seletivo. Temos um excelente percentual de esgoto coletado e tratado. Oferecemos vagas para as creches, que hoje estão bem assentadas e ainda tem novos investimentos. Na educação Pedreira tem alcançado índices de qualidade. A Saúde tem recebido aplicações para manter um bom atendimento. A Segurança sofreu uma transformação muito positiva nos últimos anos. Este Índice, colocando-nos em 7º lugar entre os 5.570 Municípios brasileiros é um tremendo reconhecimento ao trabalho que desenvolvemos. E tem muito mais obras e serviços vindos por aí”, concluiu o Prefeito Fábio Polidoro.

Comente e participe:


 

 

 

   Categorias

  Notícias

  Obras

   Arquivo

  2024
FEV MAR

 

  2023
JUN JUL AGO OUT NOV DEZ JAN ABR MAI

 

  2022
ABR FEV MAI AGO SET NOV DEZ JAN

 

  2021
DEZ FEV JAN MAR ABR MAI JUN AGO JUL SET OUT

 

  2020
JUL NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN

 

  2019
AGO SET OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL

 

  2018
OUT NOV DEZ MAI JAN FEV MAR ABR JUL JUN AGO SET

 

  2017
SET OUT JAN NOV DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO

 

  2016
NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN OUT

 

  2015
OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET

 

  2014
JAN NOV MAR DEZ ABR AGO JUL SET MAI OUT

 

  2013
FEV MAR ABR JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN

 

  2012
JAN FEV MAR ABR MAI JUL OUT NOV

 

  2011
OUT DEZ AGO NOV SET

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK