2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

(19) 3853-3105

(19) 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

(19) 3852-4654

Resumo

Atualização do Portal

20/08/19 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

Prefeitura de Pedreira volta a ter expediente dia 1º de março, às 12h

sexta, 24 de fevereiro de 2017

Em virtude das Festividades do Carnaval, Administração Municipal declarou Ponto Facultativo nos dias 27 e 28 de fevereiro, visando manter as tradições histórico-culturais, como ocorre em todo o País.. A Medida foi adotada através de Portaria.

A Prefeitura de Pedreira, através da Portaria 020/2017, definiu os Pontos Facultativos nas Repartições Públicas durante o período de Carnaval, ou seja, o Paço Municipal, as Creches, Escolas e outros Orgãos não terão atendimento ao público, porém, as atividades de caráter essenciais, pela relevância, não sofrerão paralisação ou terão serviços de plantão.

A Medida vale para os dias 27/2 (segunda-feira), 28/2 (terça-feira) e parte da manhã da quarta-feira de Cinzas (1º de março). A Portaria aponta funcionamento normal dos órgãos considerados de serviços essenciais (Hospital, GM, Brigada Municipal, Defesa Civil, além de plantão em outros Setores).

Comente e participe:


Prefeitura de Pedreira implanta rede coletora e emissários de esgoto no bairro Santa Edwiges

quarta, 22 de fevereiro de 2017

A Prefeitura Municipal de Pedreira, através de convênio firmado com o Governo Federal, por intermédio do Ministério das Cidades, está construindo em ruas do bairro Santa Edwiges, redes Coletora, de Recalque, Emissários de Esgotos Sanitários, além de Estações Elevatórias, dotando os locais de toda infraestrutura necessária para atender com qualidade os seus moradores.
No total estão sendo construídos 2.171,63 metros de rede de esgoto, além de 2 estações elevatórias. “Uma importante obra de saneamento aos moradores do Santa Edwiges. Estamos investindo na obra R$ 619.872,45 sendo que a Administração Municipal tem como contrapartida o valor de R$ 245.933,06, para realização de todo o projeto”, ressalta o prefeito Hamilton Bernardes Junior.
As obras estão sendo desenvolvidas sem nenhum custo aos moradores e proprietários do Santa Edwiges, que após a implantação destas melhorias poderão ter o restante das ruas asfaltadas.

Comente e participe:


SAAE Pedreira estende Emissário, constrói Caixa de Decantação e inicia recuperação da erosão na ‘Curva da Conserva’

quarta, 15 de fevereiro de 2017

O SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Pedreira - por meio da Diretoria Operacional, depois de dias seguidos de chuva em janeiro e principio de fevereiro, com o tempo dando uma trégua, conseguiu avançar com os serviços que precisavam ser implementados nas imediações da ‘Curva da Conserva’, na SP-95, estendendo o Emissário, situado próximo do acostamento em 20 metros, além da pista, construindo uma Caixa de Decantação, um Poço de Visita e iniciando a recuperação da erosão, que se formou devido aos vazamentos constantes e a violência da água das chuvas.
Desde o final de 2016, o SAAE vinha realizando a desobstrução do Emissário de Esgoto – responsável pelo afastamento do efluente doméstico de parte da zona leste da cidade, que compreende a região dos bairros Jardim Andrade, Conjunto Oswaldo Teixeira de Magalhães, Conjunto Habitacional Luiz Broglio Sobrinho e outros situados nas imediações – que estava entupido, provocando vazamento e mau cheiro.
Segundo o diretor Operacional da Autarquia Nelson Antonio Cremasco, os trabalhos tiveram de ser paralisados várias vezes, diante das chuvas constantes. Desde o ínicio, os serviços tiveram o aval do prefeito Hamilton Bernardes Junior, que recebeu muitos pedidos dos moradores e empresários das imediações, devido ao mau cheiro, além do risco de afundamento da pista.
Neste período, o SAAE iniciou a edificação de um Poço de Visita e uma Caixa de Contenção. Entretanto, as obras não tinham uma sequência em função das chuvas. Além disso, tinha ainda que ser recuperado com pedras a erosão que se formou nas margens do acostamento.
“Por estar cortando uma Rodovia movimentada, próximo a empresas e bairros residenciais, o risco de se ampliar a cratera pela pista preocupava, por isso, a determinação da execução deste serviço, o mais rápido possível. Tinha de se devolver a tranquilidade aos usuários deste trecho. O escoamento do esgoto e o volume grande de água da chuva, provocaram um solapamento em parte do acostamento. Medidas adequadas foram adotadas de forma a solucionar o problema”, complementou o prefeito Hamilton Bernardes Junior.

Comente e participe:


A E.T.E. moderniza-se com a troca dos Aeradores Superficiais Mecânicos pelo Sistema de Ar Difuso

quarta, 15 de fevereiro de 2017

A Estação de Tratamento de Esgoto de Pedreira moderniza-se com a troca dos Aeradores Superficiais Mecânicos pelo Sistema de Ar Difuso
Os Aeradores Mecânicos Superficiais trabalham satisfatoriamente e atendem os índices de tratamento previsto em Legislação Estadual, porém, não tem grande eficiência na inserção de oxigênio nos tanques, diferentemente do Sistema de Ar Difuso, que suga o ar atmosférico e injeta-os nos compartimentos e melhor ainda, o faz, através das membranas microperfuradas, que espalham micro-bolhas na massa do esgoto, aumentando consideravelmente a eficiência.
Esmiuçando o sistema, a Estação de Tratamento de Esgoto de Pedreira funciona em um sistema natural de tratamento, denominado Sistema Aeróbio por Lodo Ativado, ou seja, as próprias bactérias presentes no esgoto agem sobre o efluente, ao consumir a matéria orgânica. Uma grande colônia de bactérias e fungos é formada e quando se injeta oxigênio – e são aproveitados plenamente - a reprodução é alta e quanto mais bactérias, maior a eficiência, e então se explica por que optar por um processo eficaz em injetar oxigênio de forma de micro-bolhas. De acordo com o prefeito Hamilton Bernardes Junior “esse Sistema não permite incrustações ou entupimentos, mesmo em severas condições de trabalho”.
Em seu moderno e avançado laboratório, obtém-se as análises de DBO e DQO, que mostram aos técnicos a efetividade do tratamento, e quanto maior a porcentagem, maior a eficácia. Hoje se atinge a 86% de remoção de DBO e com o novo sistema, espera-se 95%, além de agregar ao processo, um consumo menor de energia elétrica, hoje a grande vilã de qualquer tratamento que utiliza motores elétricos em seu sistema. A ETE funciona com um sistema de Automação que controla todo o tempo de entrada, aeração, decantação e descarte do efluente e estes são constantemente adequados pelos técnicos químicos e operadores que trabalham em regime de 24 horas. A única ação química acontece no descarte do efluente. Antes de ser lançado nas águas do Rio Jaguari, o esgoto tratado é clorado e desinfetado, garantindo a qualidade e segurança Ambiental. Toda a mudança do Sistema de Aeração é necessário para o atendimento às exigências do Programa PRODES, da Agência Nacional de Águas. “Este é o primeiro de oito Sistemas que serão instalados na ETE de Pedreira”, avaliou o prefeito Hamilton Bernardes Junior.

Comente e participe:


SAAE faz 553 intervenções em janeiro de 2017

quarta, 08 de fevereiro de 2017

O Setor Operacional do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pedreira – encaminhou ao prefeito Hamilton Bernardes Junior, o relatório sobre os serviços desenvolvidos em janeiro de 2017. Foram feitas 553 ações pelos técnicos da Autarquia.
O diretor-operacional, Nelson Antonio Cremasco, enfatiza que foram realizados 297 atendimentos de manutenção de água. Já o número de consertos de rede de esgoto totalizou 103 atividades. Dez ligações de água foram feitas no curso do mês; já as ligações de esgoto apresentaram apenas uma requisição. Mudanças de Hidrômetro alcançaram 7 (sete) solicitações e nenhum cancelamento de inscrição se verificou. Também não se apontou nenhuma suspensão de cavalete. Os trabalhos de limpeza de fossas registraram 42 retiradas e as viagens de caminhões-pipa totalizaram 93 solicitações.
As equipes da Autarquia estão preparadas para contemplar a população com ações rápidas e eficientes, melhorando assim a qualidade dos serviços prestados aos munícipes.
O diretor-operacional do SAAE, Nelson Antonio Cremasco diz que para atender à grande demanda, o trabalho é forte, muitas vezes, fora do horário de expediente, bem como aos sábados, domingos e feriados, quando ocorrem problemas que exigem soluções imediatas. “Há um grande comprometimento da equipe e isso é fundamental para quem atua num Setor como esse, cheio de desafios a cada dia”, declarou Cremasco.
TIPOS DE SERVIÇO - Nº DE OCORRÊNCIAS
Manutenção de Água – 297
Manutenção de Esgoto - 103
Ligação de Água - 10
Ligação de Esgoto - 01
Mudança de Hidrômetro - 07
Cancelamento de Inscrição - 00
Limpeza de Fossa - 42
Suspensão de Cavalete - 00
Caminhão Pipa – viagens - 93
TOTAL - 553

Comente e participe:


 

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK