2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

(19) 3853-3105

(19) 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

(19) 3852-4654

Resumo

Atualização do Portal

17/10/19 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

TREINAMENTO DE MANUSEIO E SEGURANÇA DO GÁS CLORO

quinta, 11 de outubro de 2012

TREINAMENTO DE MANUSEIO E SEGURANÇA DO GÁS CLORO

No dia 21 de setembro de 2012, a Estação de Tratamento de Esgotos de Pedreira, juntamente com os técnicos da empresa BERACA SABARÁ QUÍMICOS E INGREDIENTES SA., fornecedora dos cilindros de gás cloro utilizado na E.T.E. Pedreira, ministraram Treinamento de Manuseio e Segurança do Gás Cloro, aos funcionários da ETE, Defesa Civil e Guarda Municipal, visando principalmente a segurança para manuseio dos cilindros e formas de evitar acidentes.
Primeiramente foi ministrado um curso teórico com exposições áudio visuais na Sede Administrativa do SAAE, com apresentação da Empresa, especificações técnicas dos cilindros e do Gás Cloro, produto este considerado perigoso por sua toxicidade e por características próprias em acidentes. No período da tarde do mesmo dia, a Empresa ministrou a parte prática do treinamento, demonstrando com os cilindros já instalados na ETE, as medidas de segurança, para a troca dos cilindros, a instalação e como proceder em caso de vazamento.
Para a equipe da ETE, o treinamento é muito valioso visto que, os Químicos e os Operadores de ETE, devem cuidar da segurança do sistema e saber agir para garantir a segurança, já para a Defesa Civil e Guardas Municipais entender o processo, e conhecer o produto químico em questão colabora e muito para todo o procedimento que deve ser realizado em caso de vazamento.
Hoje todo o processo de tratamento dos Esgotos Doméstico do município de Pedreira é feito de forma que retirando os sólidos grosseiros que chegam junto com o esgoto, e aerando os tanques de recebimento, as bactérias presentes no esgoto degradam a matéria orgânica, restando somente um lodo e o efluente tratado, que posteriormente antes de ser encaminhado para o corpo de água receptor, esse efluente recebe em quantidades compatíveis com suas características e legislação, o gás cloro, responsável por desinfectar o efluente, e assim retirar as bactérias que ainda sim, passaram pelo processo de tratamento.

Comente e participe:


 

 

 

   Categorias

  Notícias

  Obras

   Arquivo

  2019
AGO SET OUT JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL

 

  2018
JUN OUT NOV DEZ MAI JAN FEV MAR ABR JUL AGO SET

 

  2017
AGO SET OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL

 

  2016
JUN OUT NOV JAN FEV MAR ABR MAI DEZ

 

  2015
AGO SET OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL

 

  2014
JUL MAI OUT NOV DEZ JAN MAR ABR AGO SET

 

  2013
AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR JUN JUL

 

  2012
JUL OUT NOV JAN FEV MAR ABR MAI

 

  2011
NOV SET OUT DEZ AGO

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK