2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

(19) 3853-3105

(19) 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

(19) 3852-4654

Resumo

Atualização do Portal

20/08/19 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

TREINAMENTO DE MANUSEIO E SEGURANÇA DO GÁS CLORO

quinta, 11 de outubro de 2012

TREINAMENTO DE MANUSEIO E SEGURANÇA DO GÁS CLORO

No dia 21 de setembro de 2012, a Estação de Tratamento de Esgotos de Pedreira, juntamente com os técnicos da empresa BERACA SABARÁ QUÍMICOS E INGREDIENTES SA., fornecedora dos cilindros de gás cloro utilizado na E.T.E. Pedreira, ministraram Treinamento de Manuseio e Segurança do Gás Cloro, aos funcionários da ETE, Defesa Civil e Guarda Municipal, visando principalmente a segurança para manuseio dos cilindros e formas de evitar acidentes.
Primeiramente foi ministrado um curso teórico com exposições áudio visuais na Sede Administrativa do SAAE, com apresentação da Empresa, especificações técnicas dos cilindros e do Gás Cloro, produto este considerado perigoso por sua toxicidade e por características próprias em acidentes. No período da tarde do mesmo dia, a Empresa ministrou a parte prática do treinamento, demonstrando com os cilindros já instalados na ETE, as medidas de segurança, para a troca dos cilindros, a instalação e como proceder em caso de vazamento.
Para a equipe da ETE, o treinamento é muito valioso visto que, os Químicos e os Operadores de ETE, devem cuidar da segurança do sistema e saber agir para garantir a segurança, já para a Defesa Civil e Guardas Municipais entender o processo, e conhecer o produto químico em questão colabora e muito para todo o procedimento que deve ser realizado em caso de vazamento.
Hoje todo o processo de tratamento dos Esgotos Doméstico do município de Pedreira é feito de forma que retirando os sólidos grosseiros que chegam junto com o esgoto, e aerando os tanques de recebimento, as bactérias presentes no esgoto degradam a matéria orgânica, restando somente um lodo e o efluente tratado, que posteriormente antes de ser encaminhado para o corpo de água receptor, esse efluente recebe em quantidades compatíveis com suas características e legislação, o gás cloro, responsável por desinfectar o efluente, e assim retirar as bactérias que ainda sim, passaram pelo processo de tratamento.

Comente e participe:


 

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK