2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

(19) 3853-3105

(19) 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

(19) 3852-4654

Resumo

Atualização do Portal

05/07/20 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

SAAE Pedreira dá início ao controle de perdas e a troca de hidrômetros

quinta, 28 de maio de 2015

O SAAE Pedreira – Serviço Autônomo de Água e Esgotos - está implantando, em todo o Município, o “Projeto de Controle de Perdas e a Troca dos Hidrômetros”, que tem como principal objetivo o combate às perdas físicas e comerciais nos sistemas de distribuição de água que é de sua responsabilidade.
Segundo o diretor-geral do SAAE, Celso José Leite Filho, nesta primeira fase, a medida adotada para a redução do índice de perdas é a substituição e a padronização de 500 hidrômetros, instalados há mais de cinco anos e nove meses. Serão trocados os hidrômetros com consumo de água médio acima de 15m³ mensal, em razão de dois fatores: a incapacidade de aferição real do consumo (sub-medição) e a elevada vazão nominal de funcionamento.
As sub-medições são causadas por diversos fatores, tais como tempo de vida útil dos hidrômetros, desgastes mecânicos de suas engrenagens, posição incorreta da instalação com relação ao cavalete. “Na verdade, o que se busca é aferir com exatidão o volume de água consumido, diminuindo os índices de perda, e com isso receber dos consumidores a tarifa justa pela prestação do serviço na mesma proporção do consumo, respeitado os valores para cada categoria e as faixas de consumo”, elucidou Celso Leite.
O prefeito Carlos Pollo, que acompanha esse Projeto do SAAE, destacou que a troca destes equipamentos será feita gratuitamente e não vai exigir nenhum investimento do consumidor. O hidrômetro, como qualquer instrumento, tem uma validade e passando o tempo determinado precisa ser trocado. O “trabalho será feito de forma pontual, devagar e o próprio SAAE vai assumir este custo”, complementou o prefeito Carlos Pollo.
Importante afirmar que os novos hidrômetros foram adquiridos através de processo licitatório, conforme a legislação em vigor, e foi exigido dos fornecedores que o equipamento atendesse a todas as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que fosse aprovado e homologado pelo INMETRO e realização de todos os ensaios para avaliação de desempenho, definidos através de NBR (Normas Brasileiras) específicas. Cabe salientar que todas essas exigências foram atendidas pela empresa vencedora.
Se o hidrômetro não registra o consumo com exatidão, tem-se a falsa impressão de que o uso da água está sendo feito de forma racional e o valores pagos são inferiores ao consumo real, que não foi registrado. Com a substituição do equipamento pelo modelo com precisão, toda essa água será registrada, gerando o valor real e justo do consumo. Neste cenário, é necessário identificar o consumo, acompanhando diariamente a quantidade registrada e, se for o caso, adaptar-se a esta nova situação, racionalizando o uso da água.
Outro fato que ocorre com freqüência após a substituição do medidor é o “aparecimento” de pequenos vazamentos internos, que antes não eram registrados pelos hidrômetros imprecisos. A identificação é fácil: se o hidrômetro gira sem parar e não existe consumo no interior do imóvel, com certeza existe algum ponto de vazamento após o hidrômetro. Nestes casos, o consumidor precisa identificar e sanar o problema, pois o SAAE não realiza manutenções dentro dos imóveis.
Os usuários com algum problema de água, devem se dirigir a sede administrativa do SAAE, localizada na Rua Moacir do Amaral, 91, Vila São José, Pedreira, SP, CEP: 13920-000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones de Atendimento: 115, (19) 3852-4653, (19) 3852-4654, (19) 3852-4283.
Texto original: SAAE – Edição - Sidenei Defendi
ASCOM- Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreira

Comente e participe:


Em busca de recursos e projetos para Pedreira,

quarta, 06 de maio de 2015

O prefeito de Pedreira Carlos Evandro Pollo enviou, no mês de abril, representantes à Brasília para tratar de diversos assuntos de interesse do Município. Nos dias em que esteve na Capital Federal, os funcionários municipais fizeram solicitações e conquistaram emendas, nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura e acenou para projetos na Cultura.
A equipe, constituída pelo secretário Municipal de Planejamento Allan Rodrigo Alves, o diretor-geral do SAAE Celso José Leite Filho e o assessor do Prefeito Vagner Souza Santos, foi à Brasília por designação do prefeito Professor Carlos Pollo e permaneceu na capital de 14 a 16 de abril, com a missão de reunir-se com deputados federais para abordar as necessidades do Município e auferir benefícios à coletividade junto aos Ministérios.
“A arrecadação de Pedreira é significativamente baixa para o que almejamos fazer por ela, entretanto, somos de uma Administração que está sempre em ação, que vai em busca de verbas e pleiteia parcerias, sempre mirando no progresso de nossa gente. Representando nossa Cidade, enviei esta equipe, que tinha como atribuições a conquista de novos proventos”, salientou Pollo.
Durante a estadia, os enviados estiveram com o deputado Federal Goulart e requisitaram-lhe o apoio ao projeto de construção de uma quadra escolar, já enviado ao Ministério da Educação. “O deputado comprometeu-se a trabalhar intensamente o nosso pedido, que visa garantir ao Município a construção de uma quadra coberta com recursos do PAC 2”, afirmou o assessor do Prefeito, Vagner Souza Santos.
À deputada Federal Ana Perugini entregaram um pedido de emenda parlamentar para recapeamento de ruas. Já no Ministério das Cidades o o grupo foi recebido pelo assessor especial, Jânio Barbosa, para dar início a um trabalho conjunto na elaboração de projetos de infraestrutura - como canalizações, referente a aportes para Municípios com menos de 50 mil habitantes, segundo secretário de Planejamento Allan Rodrigo Alves.
No Ministério da Saúde, os representantes reuniram-se com o assessor executivo, Carlos José Martins, para tratar de emendas anteriormente feitas aos deputados Estaduais Arnaldo Jardim e Carlos Zaratini. A primeira, referente à aquisição de equipamentos permanentes e a segunda, para reestruturação da Rede Básica de Saúde. A equipe foi ainda ao Ministério do Turismo, quando discutiu o projeto de criação do Parque Linear, em trecho do Córrego Caxambu e debateram melhorias estruturais para o Complexo Turístico de Pedreira, como por exemplo, o Centro de Atendimento ao Turista.
Amanda dos Reis
Jornalista l MTB 77307 SP
ASCOM- Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Pedreira

Comente e participe:


 

 

 

   Categorias

  Notícias

  Obras

   Arquivo

  2020
FEV MAR ABR MAI JUN JAN

 

  2019
ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV JAN DEZ FEV MAR

 

  2018
MAR ABR JUL AGO SET JUN OUT NOV DEZ MAI JAN FEV

 

  2017
MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV JAN DEZ FEV

 

  2016
FEV MAR ABR MAI DEZ JUN OUT NOV JAN

 

  2015
MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV JAN DEZ FEV

 

  2014
MAR ABR AGO SET JUL MAI OUT NOV DEZ JAN

 

  2013
MAR ABR JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV

 

  2012
JAN FEV MAR ABR MAI JUL OUT NOV

 

  2011
AGO NOV SET OUT DEZ

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK