2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

(19) 3853-3105

(19) 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

(19) 3852-4654

Resumo

Atualização do Portal

16/09/19 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

TRATAMENTO DE ESGOTO DO MUNICÍPIO DE PEDREIRA, SEUS PROCESSOS E ESTRUTURAS.

segunda, 19 de agosto de 2013

O Processo de tratamento de Esgoto do Município de Pedreira é conhecido como LODO ATIVADO, sistema por batelada, que começa com o tratamento preliminar que são as peneiras rotativas que retiram do esgoto todos os restos de alimentos, grandes insetos, plásticos, trapos, grandes porções de cabelos, e outros objetos jogados no esgoto.

O Segundo processo é o desarenador1, que retira do esgoto todos os ciscos e resíduos de pequenas dimensões, como por exemplo, de areia, que são arrastados nas tubulações até a estação de tratamento.

O Terceiro processo, é o processo mais importante para o tratamento de esgoto, consiste nos tanques de aeração, onde há motores com turbinas que impulsionam o ar atmosférico para dentro do efluente, assim, como o ar atmosférico contem aproximadamente 22% de oxigênio, os microorganismos aeróbios usufruem desse oxigênio em seu processo metabólicos e degradam a matéria orgânica2 presente no efluente, o que pode ser dito como, TRATAM O ESGOTO e reduz a porção que poluem os corpos hídricos.

Neste processo, existe uma cooperação e em outros casos predação3 entre os microorganismos presentes, como fungos, bactérias, vírus e helmintos4, e toda essa micro fauna realiza o consumo da matéria orgânica, restando somente ao final do processo que é controlado por tempo de aeração e decantação, apenas um lodo rico em micro-nutrientes e alguns seres microbianos. Esse lodo então é retirado para um tanque de adensadores, onde o mesmo processo de aeração acontecerá novamente e por fim o lodo final será destinado à centrífuga.

O líquido clarificado e tratado dos tanques de aeração, então dará inicio ao quarto processo de tratamento, que será a desinfecção, pois quando do descarte, microorganismos presentes no efluente são arrastados e quando no tanque de contato, esse efluente recebe a cloração por gás, este é o caso de Pedreira que trabalha com Gás Cloro, por fim, no tanque de contato o efluente sai com a taxa de DBO5 muito baixa e sem a presença de nenhum microorganismo, evitando assim a contaminação do corpo receptor. Vale salientar que a cloração acontece dentro do tanque de contato e no final deste processo, além de ter o líquido desinfetado, não há mais a presença do elemento cloro no efluente antes de ser lançado no corpo hídrico receptor.

O Quinto e sexto processo acontece dentro da ETE, onde o Lodo dos tanques de adensadores é enviado para a centrífuga que elimina 80% da parte liquida do lodo, transformando-o em uma massa com consistência de pó de café úmido, e por fim pode ser destinado de forma adequada aos aterros licenciados para estes lodos biológicos. Seguindo esse processo, o liquido que sai da centrifuga e dos tanques de adensadores, retornam ao processo de tratamento de esgoto iniciando pelo processo de tratamento primário, e o ciclo da Estação de Tratamento de Esgoto de Pedreira, reinicia.

Nota-se, portanto a grande estrutura necessária, além de todos os equipamentos e materiais de insumos, como reativos para laboratórios, vidrarias e mão de obra treinada para compor este grande e tão importante processo que auxilia a preservação dos recursos naturais e garantem a qualidade de vida da população.



1 Desarenador é um equipamento destinado à remoção de sólidos pesados suspensos nos sistemas, seja em Estação de Tratamento de Água ou de Esgoto.

2 Matéria orgânica é a matéria que deriva do que em algum momento foi um organismo vivo ou pode ser dita como matéria decomposta ou em decomposição, composta essencialmente de composto de carbono.

3 Predação é uma relação ecológica em que muitos animais procuram ativamente as suas presas, que são outros animais, os perseguem, capturam e comem.

4 Helmintos são vermes que vivem como parasitas e podem causar uma grande variedade de doenças infecciosas.Ex. Lombriga e solitária.

5 DBO significa Demanda Bioquímica de Oxigênio, é a quantidade de oxigênio necessária para estabilizar a matéria orgânica.

Comente e participe:


2ª CHAMADA PARA A AUDIÊNCIA PÚBLICA

quinta, 08 de agosto de 2013

Aproveitamos a oportunidade para CONVIDAR, à POPULAÇÃO DE PEDREIRA, para participar da 2ª ETAPA da Audiência Pública que tratará do PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICIPIO DE PEDREIRA, contendo assuntos sobre o sistema de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos além da drenagem e manejo das águas pluviais.

A Audiência publica segue o descrito na Lei Federal 11.445/2007 em seu artigo 19°, §5° dando ampla divulgação e convidando toda a população para sua participação.

A Audiência acontecerá na Câmara Municipal de Pedreira, em 10 de setembro de 2.013às 19h00cumprindo assim as exigências quanto às realizações de audiência publicas para participação popular.

Aproveitamos o momento para divulgar o CANCELAMENTO DA AUDIÊNCIA PREVIAMENTE AGENDADA PARA O DIA 20 DE AGOSTO DE 2.013, SENDO ESTA TRANSFERIDA PARA O DIA 10 DE SETEMBRO DE 2.013.

Assim, com este convite, destacamos a importância da presença de todos neste Ato publico e participativo.

Comente e participe:


COMUNICADO IMPORTANTE À POPULAÇÃO

quinta, 08 de agosto de 2013

O SAAE, Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município de Pedreira, COMUNICA à toda população da MANUTENÇÃO DO FILTRO DA ETA I, que poderá acarretar uma diminuição do fornecimento de água à toda a cidade. Assim, a Diretoria Operacional do SAAE, esclarece que toda a população deve evitar o desperdício de água e utilizar somente o necessário para não comprometer o abastecimento do seu bairro.
Contamos com a compreensão e colaboração de toda a população, para que possamos trocar o Filtro, melhorando na qualidade da água servida e seguir o cronograma de manutenção da ETA.
Este comprometimento no abastecimento poderá durar por um período de 04 (quatro) dias, tendo a previsão de início no dia 12/08 e de volta a normalidade na sexta-feira dia 16 de Agosto de 2013.

Comente e participe:


 

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK