2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

(19) 3853-3105

(19) 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

(19) 3852-4654

Resumo

Atualização do Portal

08/08/20 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

TRATAMENTO DE ESGOTO DO MUNICÍPIO DE PEDREIRA, SEUS PROCESSOS E ESTRUTURAS.

segunda, 19 de agosto de 2013

O Processo de tratamento de Esgoto do Município de Pedreira é conhecido como LODO ATIVADO, sistema por batelada, que começa com o tratamento preliminar que são as peneiras rotativas que retiram do esgoto todos os restos de alimentos, grandes insetos, plásticos, trapos, grandes porções de cabelos, e outros objetos jogados no esgoto.

O Segundo processo é o desarenador1, que retira do esgoto todos os ciscos e resíduos de pequenas dimensões, como por exemplo, de areia, que são arrastados nas tubulações até a estação de tratamento.

O Terceiro processo, é o processo mais importante para o tratamento de esgoto, consiste nos tanques de aeração, onde há motores com turbinas que impulsionam o ar atmosférico para dentro do efluente, assim, como o ar atmosférico contem aproximadamente 22% de oxigênio, os microorganismos aeróbios usufruem desse oxigênio em seu processo metabólicos e degradam a matéria orgânica2 presente no efluente, o que pode ser dito como, TRATAM O ESGOTO e reduz a porção que poluem os corpos hídricos.

Neste processo, existe uma cooperação e em outros casos predação3 entre os microorganismos presentes, como fungos, bactérias, vírus e helmintos4, e toda essa micro fauna realiza o consumo da matéria orgânica, restando somente ao final do processo que é controlado por tempo de aeração e decantação, apenas um lodo rico em micro-nutrientes e alguns seres microbianos. Esse lodo então é retirado para um tanque de adensadores, onde o mesmo processo de aeração acontecerá novamente e por fim o lodo final será destinado à centrífuga.

O líquido clarificado e tratado dos tanques de aeração, então dará inicio ao quarto processo de tratamento, que será a desinfecção, pois quando do descarte, microorganismos presentes no efluente são arrastados e quando no tanque de contato, esse efluente recebe a cloração por gás, este é o caso de Pedreira que trabalha com Gás Cloro, por fim, no tanque de contato o efluente sai com a taxa de DBO5 muito baixa e sem a presença de nenhum microorganismo, evitando assim a contaminação do corpo receptor. Vale salientar que a cloração acontece dentro do tanque de contato e no final deste processo, além de ter o líquido desinfetado, não há mais a presença do elemento cloro no efluente antes de ser lançado no corpo hídrico receptor.

O Quinto e sexto processo acontece dentro da ETE, onde o Lodo dos tanques de adensadores é enviado para a centrífuga que elimina 80% da parte liquida do lodo, transformando-o em uma massa com consistência de pó de café úmido, e por fim pode ser destinado de forma adequada aos aterros licenciados para estes lodos biológicos. Seguindo esse processo, o liquido que sai da centrifuga e dos tanques de adensadores, retornam ao processo de tratamento de esgoto iniciando pelo processo de tratamento primário, e o ciclo da Estação de Tratamento de Esgoto de Pedreira, reinicia.

Nota-se, portanto a grande estrutura necessária, além de todos os equipamentos e materiais de insumos, como reativos para laboratórios, vidrarias e mão de obra treinada para compor este grande e tão importante processo que auxilia a preservação dos recursos naturais e garantem a qualidade de vida da população.



1 Desarenador é um equipamento destinado à remoção de sólidos pesados suspensos nos sistemas, seja em Estação de Tratamento de Água ou de Esgoto.

2 Matéria orgânica é a matéria que deriva do que em algum momento foi um organismo vivo ou pode ser dita como matéria decomposta ou em decomposição, composta essencialmente de composto de carbono.

3 Predação é uma relação ecológica em que muitos animais procuram ativamente as suas presas, que são outros animais, os perseguem, capturam e comem.

4 Helmintos são vermes que vivem como parasitas e podem causar uma grande variedade de doenças infecciosas.Ex. Lombriga e solitária.

5 DBO significa Demanda Bioquímica de Oxigênio, é a quantidade de oxigênio necessária para estabilizar a matéria orgânica.

Comente e participe:


2ª CHAMADA PARA A AUDIÊNCIA PÚBLICA

quinta, 08 de agosto de 2013

Aproveitamos a oportunidade para CONVIDAR, à POPULAÇÃO DE PEDREIRA, para participar da 2ª ETAPA da Audiência Pública que tratará do PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICIPIO DE PEDREIRA, contendo assuntos sobre o sistema de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos além da drenagem e manejo das águas pluviais.

A Audiência publica segue o descrito na Lei Federal 11.445/2007 em seu artigo 19°, §5° dando ampla divulgação e convidando toda a população para sua participação.

A Audiência acontecerá na Câmara Municipal de Pedreira, em 10 de setembro de 2.013às 19h00cumprindo assim as exigências quanto às realizações de audiência publicas para participação popular.

Aproveitamos o momento para divulgar o CANCELAMENTO DA AUDIÊNCIA PREVIAMENTE AGENDADA PARA O DIA 20 DE AGOSTO DE 2.013, SENDO ESTA TRANSFERIDA PARA O DIA 10 DE SETEMBRO DE 2.013.

Assim, com este convite, destacamos a importância da presença de todos neste Ato publico e participativo.

Comente e participe:


COMUNICADO IMPORTANTE À POPULAÇÃO

quinta, 08 de agosto de 2013

O SAAE, Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município de Pedreira, COMUNICA à toda população da MANUTENÇÃO DO FILTRO DA ETA I, que poderá acarretar uma diminuição do fornecimento de água à toda a cidade. Assim, a Diretoria Operacional do SAAE, esclarece que toda a população deve evitar o desperdício de água e utilizar somente o necessário para não comprometer o abastecimento do seu bairro.
Contamos com a compreensão e colaboração de toda a população, para que possamos trocar o Filtro, melhorando na qualidade da água servida e seguir o cronograma de manutenção da ETA.
Este comprometimento no abastecimento poderá durar por um período de 04 (quatro) dias, tendo a previsão de início no dia 12/08 e de volta a normalidade na sexta-feira dia 16 de Agosto de 2013.

Comente e participe:


 

 

 

   Categorias

  Notícias

  Obras

   Arquivo

  2020
JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL

 

  2019
JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV

 

  2018
MAI JAN FEV MAR ABR JUL AGO SET JUN OUT NOV DEZ

 

  2017
DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV JAN

 

  2016
JAN FEV MAR ABR MAI DEZ JUN OUT NOV

 

  2015
NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT

 

  2014
DEZ JAN MAR ABR AGO SET JUL MAI OUT NOV

 

  2013
DEZ JAN FEV MAR ABR JUN JUL AGO SET OUT NOV

 

  2012
NOV JAN FEV MAR ABR MAI JUL OUT

 

  2011
SET OUT DEZ AGO NOV

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK