2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

(19) 3853-3105

(19) 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

(19) 3852-4654

Resumo

Atualização do Portal

20/08/19 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

Estação de Tratamento de Esgotos de Pedreira, entregue pelo Daee no ano passado

sexta, 26 de julho de 2013

ODepartamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) criou em 2005 o programa Água Limpa, para cons- truir estações de tratamento de esgotos (ETE) em cidades paulistas com até 50 mil habitantes e não atendidas pela Companhia de Sanea- mento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Um destes exemplos é a ETE de Pedreira, na região de Campinas, inaugurada no ano pas- sado, que já tratou quase 9 milhões de m3 de efluentes. O empreendi- mento, que exigiu cerca de R$ 4 milhões, erguido, em parceria entre o Daee e a prefeitura local, é operado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Pedreira (Saae). Assim, a cidade deixa de lançar esgoto sem tratamento no Rio Ja- guari, beneficiando a bacia hidro- gráfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O Jaguari nasce em Minas Gerais e encontra-se com o Atibaia em Americana, o que dá origem ao Rio Piracicaba, um dos mais famosos do Estado. Matéria Publicada.

Comente e participe:


PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO - PMSB

segunda, 22 de julho de 2013

CONVITE

Aproveitamos a oportunidade para CONVIDAR, aos Munícipes de Pedreira, a participar da Audiência Pública que tratará do PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICIPIO DE PEDREIRA, contendo assuntos sobre o sistema de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos além da drenagem e manejo das águas pluviais.

A Audiência publica segue o descrito na Lei Federal 11.445/2007 em seu artigo 19°, §5° dando ampla divulgação e convidando toda a população para sua participação.

A Audiência acontecerá na Câmara Municipal de Pedreira, sendo a primeira audiência a ser realizada no dia 06 de Agosto de 2.013às 19h00, e a segunda audiência a ser realizada no dia 20 de agosto de 2.013às 19h00 cumprindo assim as exigências quanto às realizações de audiência publicas para participação popular.

Assim, com este convite, destacamos a importância da presença de todos neste Ato publico e participativo

Comente e participe:


SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE PEDREIRA - SAAE

quarta, 17 de julho de 2013

TRATAMENTO DE ESGOTO DO MUNICIPIO DE PEDREIRA, DADOS PRELIMINARES, PERÍODO SETEMBRO DE 2012 À JUNHO DE 2013.

Com grande satisfação o SAAE vem a público demonstrar os valores de tratamento da Estação de Tratamento de Esgoto do Município de Pedreira no período que abrange 10 meses de seu processo, setembro de 2012 ao final de junho de 2013.

A ETE de Pedreira obteve sua licença de operação em setembro de 2012, dando inicio aos trabalhos de recebimento do esgoto doméstico e seu tratamento, o que é feito diariamente em período de 24 horas por dias, sete dias por semana. O Trabalho da ETE de Pedreira, não para, recebe diariamente uma vazão média de 55 l/s, ou seja, 198.000 litros por hora, ou 4.752.000 litros por dia, o que podemos dizer que é quase o volume de 02 piscinas olímpicas diárias.

Simplificando o entendimento sobre o tratamento, tudo ocorre de forma simples e por digestão aeróbia, o que podemos dizer que são os próprios microorganismo do esgoto que degradam a matéria orgânica quando da presença de oxigênio, assim, os equipamentos nos tanques mantém essa oxigenação para que a degradação ocorra. Todo o processo de tratamento é acompanhando pelo DBO do esgoto, ou seja, a Demanda Bioquímica de Oxigênio neste esgoto, que nada mais é, o quanto de oxigênio é necessário para a degradação da matéria orgânica presente no esgoto, assim quanto maior a DBO, maior é a concentração de matéria orgânica.

Dados da Empresa contratada para as análises e de nossos laboratórios demonstram que no mês de Junho de 2013 (dias 02 e 03), a ETE de Pedreira atingiu uma média de 89,7% de eficiência no tratamento, o que significa, diminuiu consideravelmente o DBO do efluente, atendendo a Legislação Estadual, de 80%. Outra exigência da legislação que a ETE de Pedreira cumpre fielmente é a remoção dos Coliformes Fecais, que hoje na ETE de Pedreira tem o índice de 99,99% de remoção.

Assim, até a presente data a Estação de Tratamento de Esgoto do Município de Pedreira, já tratou até o dia 11/06/2013 o total de 9,345 milhões m³ de efluente, ou seja, um pouco mais de 9 Bilhões de litros de esgoto tratado e ambientalmente adequado para retornar ao Rio Jaguari sem que cause quaisquer danos à vida aquática ou aos seres humanos.

Comente e participe:


REGULAMENTO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO DO MUNICIPIO DE PEDREIRA

segunda, 15 de julho de 2013

O SAAE colocou a disposição da população de Pedreira seu Regulamento dos serviços de água e esgoto do município de Pedreira, aprovado pelo Decreto n° 2.190 de 12 de Junho de 2.013.

O Regulamento dispõe de todos os serviços prestados pelo SAAE, bem como dos serviços, deveres, tarifas, multas e outros assuntos referente à água e esgoto do Município de Pedreira.

Esse regulamento começou a vigorar na data da publicação, 04 de Julho de 2.013, e assim portanto o SAAE esclarece que seus serviços serão pautados neste regulamento, que fica a disposição dos interessados pelo site www.saaepedreira.com.br , ou a quem interessar na sede administrativa da Autarquia, Rua Moacyr do Amaral, 91 – Vila São José, Pedreira – SP.

Comente e participe:


 

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK