2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

156 / (19) 99986-7599

(19) 3853-3105 / 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

Resumo

Atualização do Portal

24/04/24 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

Técnicos da ANA avaliam desempenho da Estação Tratamento de Esgoto de Pedreira

terça, 29 de outubro de 2013

No último dias 25, a Coordenadora do PRODES e Especialista em Recursos Hídricos, Maria Cristina de Sá Oliveira Matos Brito e Paulo Henrique Monteiro Daroz, Especialista em Recursos Hidricos, da ANA – Agência Nacional de Águas - visitaram, para uma avaliação técnica, a ETE - Estação de Tratamento de Esgotos – de Pedreira, para o início da Certificação Prodes - Programa de Despoluição de Bacias. Foram recepcionados pelos diretores André Roberto Cavicchia, José Moretti Neto, pelo assessor técnico Jonas Lúcio Amorim e pelo químico responsável pela ETE Rafael Leonardo Zamproni. O que se analisa é a eficiência do Sistema. Com a autorização, se forem mantidos os indices e a eficácia dos serviços, a liberação da primeira parcela dar-se-á em fevereiro de 2014.
Administrado pela Agência Nacional de Águas (ANA), o Prodes consiste em um estímulo financeiro concedido aos prestadores de serviço de saneamento, que investem na implantação e operação de Estações de Tratamento de Esgotos. O Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes) foi criado pela ANA, em março de 2001, com a finalidade de incentivar a implantação de Estações de Tratamento de Esgotos, reduzindo, assim, os níveis de poluição nas bacias hidrográficas do país. Também conhecido como “programa de compra de esgoto tratado”, é uma iniciativa inovadora, pois não financia obras ou equipamentos e paga pelos resultados alcançados, ou seja, pelo esgoto efetivamente tratado.
O diretor-geral do SAAE Pedreira André Roberto Cavicchia, acredita que se manterá as metas programadas e o Municipio receberá a primeira parcela do contrato em 2014. “É um trabalho árduo, que exige comprometimento. Por isso, o grupo está unido para que todos os passos sejam rigorosamente cumpridos”.
Os técnicos da ANA – Aggência Nacional das Águas - também fizeram uma visita ao prefeito Professor Carlos, em seu gabinete, quando expuseram sobre o que avaliaram na inspeção inicial efetuada na ETE.
O contrato de pagamento pelo esgoto tratado é firmado pelo governo federal, por intermédio da ANA, diretamente com o prestador do serviço de saneamento. A liberação dos recursos se dá em parcelas vinculadas ao cumprimento de metas de abatimento de cargas poluidoras e demais compromissos contratuais. No caso da ETE de Pedreira, o contrato de cerca de 7 milhões de reais, prevê o pagamento de 12 parcelas trimestrais. Desde que sejam cumpridas todas as metas estabelecidas pela ANA.

Comente e participe:


 

 

 

   Categorias

  Notícias

  Obras

   Arquivo

  2024
FEV MAR

 

  2023
AGO OUT NOV DEZ JAN ABR MAI JUN JUL

 

  2022
FEV MAI AGO SET NOV DEZ JAN ABR

 

  2021
FEV JAN MAR ABR MAI JUN AGO JUL SET OUT DEZ

 

  2020
DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL NOV

 

  2019
OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET

 

  2018
DEZ MAI JAN FEV MAR ABR JUL JUN AGO SET OUT NOV

 

  2017
JAN NOV DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT

 

  2016
JAN FEV MAR ABR MAI JUN OUT NOV DEZ

 

  2015
JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV

 

  2014
ABR AGO JUL SET MAI OUT JAN NOV MAR DEZ

 

  2013
ABR JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR

 

  2012
JAN FEV MAR ABR MAI JUL OUT NOV

 

  2011
AGO NOV SET OUT DEZ

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK