2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

(19) 3853-3105

(19) 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

(19) 3852-4654

Resumo

Atualização do Portal

13/06/21 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

SAAE de Pedreira foi certificado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico no Programa PRODES

quarta, 02 de junho de 2021

O Programa PRODES é um programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas que visa à redução dos riscos à saúde do ecossistema e da população e concede estímulo financeiro da União aos prestadores de serviços de saneamento que investem na implantação e operação de Estações de Tratamento de Esgoto.

O Município de Pedreira foi selecionado em 2011, ano da finalização da construção da ETE de Pedreira e participa no contrato PRODES com 12 (doze) certificações, sendo que, o Município já foi certificado por 7 (sete) vezes, a última certificação é referente ao primeiro trimestre do ano de 2021, ou seja: janeiro, fevereiro e março.

As certificações devem cumprir as exigências de redução de parâmetros químicos e biológicos considerados índices de poluição, no caso do Município de Pedreira, as metas são as seguintes: Redução de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) em mínimo de 90%; Sólidos Suspensos Totais (SST) mínimo de 90% e Coliformes Fecais (CF) mínimo de 99,999%, além dos controles adicionais da Autarquia em Fósforo total (PT) e Nitrogênio Kjeldahl (NTK) e o recebimento mínimo de 50 litros por segundo de esgoto.

Na sétima certificação foram alcançados: DBO redução de 97,1%; SST redução de 93,7% e CF redução de 99,999%, e vazão média de 61 l/s.  As reduções são comparações do Esgoto Bruto Recebido e do Efluente já tratado pronto para ser lançado no Rio Jaguari.

“Nossa Estação de Tratamento de Esgoto é uma estação com procedimentos biológicos de tratamento conhecido por Lodo Ativado e é auditada em sua qualidade de tratamento e atendimento às legislações ambientais pela ANA – Agência Nacional de Água e Saneamentos Básico, CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo”, destaca o prefeito Hamilton Bernardes Junior.

Vale ressaltar que a ETE de Pedreira recebeu em média no trimestre mais de 219 mil litros de esgoto bruto por hora para tratamento.

O Programa PRODES pode ser lido e acessado no sitio da ANA, ana.gov.br/programas-e-projetos/prodes-1

“Novamente o SAAE de Pedreira sente-se orgulho junto a sua equipe da ETE por fazer parte do serviço de saneamento que garante a qualidade do esgoto tratado devolvido ao Rio Jaguari, protegendo desta forma as águas e todo o sistema aquático de nosso Rio Jaguari, considerado um corpo hídrico federal de importância à região”, ressalta diretor geral da autarquia Leonardo Silingardi.

 

 

DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

Comente e participe:


 

 

 

   Categorias

  Notícias

  Obras

   Arquivo

  2021
JAN ABR MAI FEV JUN MAR

 

  2020
NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL

 

  2019
OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET

 

  2018
NOV DEZ MAI JAN FEV MAR ABR JUL AGO SET JUN OUT

 

  2017
OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN SET JUL AGO

 

  2016
NOV JAN FEV MAR DEZ ABR MAI JUN OUT

 

  2015
SET OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO

 

  2014
OUT NOV JAN DEZ MAR ABR JUL AGO MAI SET

 

  2013
DEZ JAN FEV MAR ABR JUN JUL AGO SET OUT NOV

 

  2012
NOV JAN FEV MAR ABR MAI JUL OUT

 

  2011
SET OUT DEZ AGO NOV

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK