2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

(19) 3853-3105

(19) 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

(19) 3852-4654

Resumo

Atualização do Portal

17/10/19 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

Estação de Tratamento de Esgoto de Pedreira aumenta sua eficiência com o “Sistema de Ar Difuso”

quinta, 26 de setembro de 2019

A Estação de Tratamento de Esgoto de Pedreira funciona em um sistema natural de tratamento, denominado “Sistema Aeróbio por Lodo Ativado”, ou seja, as próprias bactérias presentes no esgoto agem sobre o efluente, ao consumir a matéria orgânica. Uma grande colônia de bactérias e fungos é formada e quando se injeta oxigênio – e são aproveitados plenamente - a reprodução é alta e quanto mais bactérias, maior a eficiência, e então se explica por que optar por um processo eficaz em injetar oxigênio de forma de micro bolhas.

O Sistema de Ar Difuso, que suga o ar atmosférico e injeta-os nos compartimentos, o faz, através das membranas microperfuradas, que espalham micro bolhas na massa do esgoto, aumentando consideravelmente a eficiência.

De acordo com o prefeito Hamilton Bernardes Junior esse Sistema não permite incrustações ou entupimentos, mesmo em severas condições de trabalho. “O sistema resulta em um consumo menor de energia elétrica, hoje a grande vilã de qualquer tratamento que utiliza motores elétricos em seu sistema. A ETE funciona com um sistema de Automação que controla todo o tempo de entrada, aeração, decantação e descarte do efluente e estes são constantemente adequados pelos técnicos químicos e operadores que trabalham em regime de 24 horas. A única ação química acontece no descarte do efluente. Antes de ser lançado nas águas do Rio Jaguari, o esgoto tratado é clorado e desinfetado, garantindo a qualidade e segurança Ambiental”, enfatizou Hamilton Bernardes.  

O Sistema de Aeração atende às exigências do Programa PRODES, da Agência Nacional de Águas. “Coletamos 98% do esgoto coletado na cidade, estamos implantando o Coletor Tronco da Margem Direita do Rio Jaguari e o esgoto coletado atualmente tratamos 100%, ressaltando que seguimos metas impostas pelo PRODES e ANA, atingindo 97% de remoção de TBO e 100% dos coliformes fecais”, ressalta do diretor geral do SAAE Leonardo Silingardi.

O tratamento do esgoto doméstico é muito importante para a preservação do meio ambiente. O esgoto contamina rios, lagos, represas e mares porque possui excesso de sedimentos e micro-organismos que podem causar doenças, como a esquistossomose, leptospirose, cólera e piodermites.

 

DICOM – DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREIRA-SP

Comente e participe:


 

 

 

   Categorias

  Notícias

  Obras

   Arquivo

  2019
AGO SET OUT JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL

 

  2018
JUN OUT NOV DEZ MAI JAN FEV MAR ABR JUL AGO SET

 

  2017
AGO SET OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL

 

  2016
JUN OUT NOV JAN FEV MAR ABR MAI DEZ

 

  2015
AGO SET OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL

 

  2014
JUL MAI OUT NOV DEZ JAN MAR ABR AGO SET

 

  2013
AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR JUN JUL

 

  2012
JUL OUT NOV JAN FEV MAR ABR MAI

 

  2011
NOV SET OUT DEZ AGO

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK