2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

156 / (19) 99986-7599

(19) 3853-3105 / 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

Resumo

Atualização do Portal

24/04/24 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

Superintendente do DAEE apresenta o Plano de Segurança para a construção das barragens de Pedreira e Duas Pontes

quarta, 27 de dezembro de 2017

O Superintende do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Governo do Estado de São Paulo, Ricardo Borsari, acompanhado de sua equipe técnica, esteve nesta quarta-feira, 27 de dezembro, reunido com o prefeito Hamilton Bernardes Junior e com o vice-prefeito Fábio Polidoro, no Gabinete do Paço Municipal, contando ainda com a participação do coordenador da Defesa Civil da Região Metropolitana de Campinas, secretários, diretores e assessores técnicos da Administração Municipal, para apresentar o Plano de Segurança e como será desenvolvida a construção das barragens de Pedreira e Duas Pontes.

Os novos reservatórios têm por objetivo criar uma reserva hídrica estratégica na bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí que vai permitir aprimorar a operação do Sistema Cantareira, especialmente nas épocas de estiagem. “O projeto irá seguir a Lei Nacional de Proteção de Barragens, sendo que o DAAE contratou uma empresa para realizar a fiscalização da obra de construção diariamente, contando com a participação da Prefeitura Municipal, além da fiscalização geral da Agência Nacional de Água. Teremos total transparência em todo o projeto e seu desenvolvimento, garantindo em primeiro lugar a segurança dos pedreirenses”, enfatizou na ocasião o superintendente do DAAE, Ricardo Borsari.

O reservatório de Pedreira ocupará uma área de 4,3 quilômetros quadrados, terá capacidade para acumular 31,9 milhões de metros cúbicos de água e vai permitir uma vazão regularizada de 8,5 mil litros de água por segundo.

O reservatório Duas Pontes deverá ocupar uma área de 8,8 quilômetros quadrados, terá capacidade para 53,4 milhões de metros cúbicos e vai permitir uma vazão regularizada de 8,7 mil litros de água por segundo.

Para o prefeito Hamilton Bernardes Junior, a reunião solucionou muitas dúvidas e garantiu que Pedreira poderá participar ativamente da obra e também explorar a barragem turisticamente. “A equipe técnica do DAAE nos trouxe importantes informações que estaremos passando a toda população através dos jornais, redes sociais, site da Prefeitura e também pelo Sistema Regional de Televisão. O Plano de Segurança estará atendendo todas as normas da Lei Nacional, iremos implantar um projeto para que o Município possa explorar turisticamente a nova barragem, além da construção de novas estradas vicinais”, destacou o prefeito Hamilton Bernardes.

O Governo do Estado irá investir cerca de R$ 740 milhões nas obras. A expectativa é iniciá-las no primeiro trimestre de 2018 e concluí-las em 30 meses. O conjunto vai beneficiar diretamente a mais de 5,5 milhões de habitantes em 22 municípios da região.

Comente e participe:


 

 

 

   Categorias

  Notícias

  Obras

   Arquivo

  2024
FEV MAR

 

  2023
AGO OUT NOV DEZ JAN ABR MAI JUN JUL

 

  2022
FEV MAI AGO SET NOV DEZ JAN ABR

 

  2021
FEV JAN MAR ABR MAI JUN AGO JUL SET OUT DEZ

 

  2020
DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL NOV

 

  2019
OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET

 

  2018
DEZ MAI JAN FEV MAR ABR JUL JUN AGO SET OUT NOV

 

  2017
JAN NOV DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT

 

  2016
JAN FEV MAR ABR MAI JUN OUT NOV DEZ

 

  2015
JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV

 

  2014
ABR AGO JUL SET MAI OUT JAN NOV MAR DEZ

 

  2013
ABR JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR

 

  2012
JAN FEV MAR ABR MAI JUL OUT NOV

 

  2011
AGO NOV SET OUT DEZ

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK