2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

156 / (19) 99986-7599

(19) 3853-3105 / 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

Resumo

Atualização do Portal

25/04/24 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

Água distribuida aos moradores do Jardim Andrade atende aos padrões de potabilidade

quarta, 10 de fevereiro de 2016

O prefeito Carlos Pollo e o diretor-geral do SAAE-Pedreira Celso José Leite Filho receberam da ARES-PCJ – Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – os resultados do Relatório de Ensaio nº 9732.2015.U-V.O, oriundo da coleta de água realizada em dezembro de 2015, na Rua José Serra, altura do nº 240, situada no Jardim Andrade. Como de costume, os técnicos desenvolveram os trabalhos em dias e horários incertos, para que o parecer se mostre eficiente, retratando a realidade da qualidade da água consumida pelos moradores do local. Submetida à análise de laboratório especializado, a água coletada não apresentou nenhuma irregularidade nos parâmetros avaliados, atendendo plenamente a Portaria 2.914, de 11 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, no que tange aos padrões de potabilidade. A água que abastece os moradores do Jardim Andrade está livre de poluentes e agentes químicos nocivos, que inviabilizem sua utilização, indicou o Relatório de Ensaio.
O SAAE de Pedreira continua atuando com rigor, monitorando ininterruptamente a captação de água feita do Rio Jaguari e todo o processo de tratamento, para manter a qualidade e a potabilidade da água distribuída à Comunidade. A verificação possibilita acompanhar se as normas vêm sendo cumpridas, uma vez que é atribuída a ARES - Agência Reguladora de Saneamento: fiscalizar e analisar periodicamente a qualidade da água distribuída à população do Município.
As amostras coletadas passam por exames físico-químicos e microbiológicos. Nestas análises são apreciadas a cor, turbidez, fluoretação, cloro residual e a quantidade de coliformes totais e fecais. No último diagnóstico da ARES-PCJ - que fez coletas de amostras na José Serra, altura do nº 240, Jardim Andrade, em 1º de dezembro de 2015, às 13h55, temperatura ambiente de 30 graus, com chuva ausente naquele momento - porém com chuva média nas 24 horas anteriores - sol entre nuvens e vento fraco. As análises não apresentaram nenhuma anormalidade, atendendo plenamente aos parâmetros mensurados pela Portaria 2.914, do Ministério da Saúde, garantindo os padrões de potabilidade, ou seja, a água consumida pelos moradores deste Setor é de qualidade. Mensalmente o consumidor recebe os resultados na conta de água.
“A análise feita pela ARES-PCJ vem ratificar os resultados das análises próprias que os técnicos do SAAE Pedreira realizam diariamente no laboratório próprio ou em laboratórios terceirizados. O fato da ARES-PCJ atestar a qualidade da água distribuída à população pedreirense dá ainda mais tranquilidade e certeza de que o trabalho que se realiza é de qualidade”, enfatizou o diretor-geral da Autarquia Celso José Leite Filho.
“Água potável é a água que pode ser consumida com segurança pela população, apresentando, portanto, características físicas, químicas, biológicas em conformidade com a legislação específica (padrões de potabilidade)”, emendou o prefeito Carlos Pollo, lembrando que “o SAAE garante a qualidade da água distribuída à população até a entrada do imóvel, na estrutura do cavalete, onde existe o medidor de consumo (hidrômetro). A água que o SAAE entrega pela rede de distribuição tem um contínuo controle de qualidade. A manutenção da qualidade da água, nos cômodos internos da residência é dever e responsabilidade de cada morador. Por isso, deve manter suas instalações hidráulicas sempre em bom estado de conservação e limpar a caixa d'água pelo menos duas vezes ao ano. Toda caixa d'água deverá ficar permanentemente tampada e bem vedada”, pontuou o prefeito Carlos Pollo.
“A água que chega aos consumidores deve atender aos padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação. Por isso, o SAAE, responsável pelo serviço de abastecimento de água da Cidade tem de manter um controle da eficiência do processo de tratamento. Esse trabalho da ARES-PCJ dá total credibilidade aos serviços que desenvolvemos desde a captação, passando pelo tratamento e chegando às torneiras dos consumidores”, assinalou Celso Leite.
O prefeito Carlos Pollo aponta que laudos mensais enviados pela ARES-PCJ, que realiza a coleta e os ensaios, comprovam a qualidade da água tratada em Pedreira. “Essa avaliação dá o suporte essencial de que a água que chega às casas está dentro dos padrões de potabilidade. Campanhas de conscientização pelo uso racional da água continuam sendo desenvolvidas”, conclui o prefeito Pollo.

Comente e participe:


 

 

 

   Categorias

  Notícias

  Obras

   Arquivo

  2024
FEV MAR

 

  2023
OUT NOV DEZ JAN ABR MAI JUN JUL AGO

 

  2022
FEV MAI AGO SET NOV DEZ JAN ABR

 

  2021
FEV JAN MAR ABR MAI JUN AGO JUL SET OUT DEZ

 

  2020
JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL NOV DEZ

 

  2019
NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT

 

  2018
DEZ MAI JAN FEV MAR ABR JUL JUN AGO SET OUT NOV

 

  2017
DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT JAN NOV

 

  2016
JAN FEV MAR ABR MAI JUN OUT NOV DEZ

 

  2015
DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV JAN

 

  2014
AGO JUL SET MAI OUT JAN NOV MAR DEZ ABR

 

  2013
ABR JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR

 

  2012
FEV MAR ABR MAI JUL OUT NOV JAN

 

  2011
AGO NOV SET OUT DEZ

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK