2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

156 / (19) 99986-7599

(19) 3853-3105 / 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

Resumo

Atualização do Portal

24/04/24 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

Rio Jaguari tem vazão crítica, entra em Estado de Alerta e população tem de economizar para continuar recebendo água tratada

quarta, 12 de agosto de 2015

O Rio Jaguari entrou em Estado de Alerta, com uma vazão de 3,52m³ por segundo, de acordo com o relatório da Sala de Situação do PCJ, divulgado na segunda-feira, 10 de agosto. O Estado de Alerta é um chamamento de atenção aos usuários para a proximidade do Estado de Restrição. A baixa registrada preocupa os especialistas e também as autoridades pedreirenses, que voltaram a pedir que a população use racionalmente a água, pois se o Município entrar no Estado de Restrição, a captação é reduzida em 20%, restringindo também a água tratada e consequentemente a distribuição à população.
O prefeito Carlos Pollo lembra que “se a vazão do Rio Jaguari chegar a 2m³ por segundo ou menos, a redução é imediata, o que afetará e muito o abastecimento da Cidade. Mais uma vez temos de apelar ao bom senso dos moradores, para que continuem economizando”, salientou o prefeito Pollo.
O diretor-geral do SAAE, Celso José Leite Filho, ressalta que “a vazão apontada pela Sala de Situação do PCJ refere-se à média do Rio em toda a extensão e que dentro da Cidade, há pontos com menor quantidade de água, por isso, é fundamental que a população economize, usando racionalmente e aqueles que ainda não aderiram à contenção, que a adote rapidamente, pois, o desperdício atinge a todos”.
As chuvas esparsas que ocorreram no final de junho e início de julho não foram suficientes para amenizar a estiagem que assola as Bacias PCJ. Pela Resolução ANA/DAEE Nº 50, de 21 de janeiro de 2015, se a vazão média atingir ou cair para abaixo de 2m³/s entrará em Estado de Restrição e os Municípios terão de reduzir suas captações de água, sendo uma diminuição de 20% para setor urbano, e de 30% para os Setores industrial e rural.
Por enquanto, a direção do SAAE não sentiu a necessidade de adotar medidas de restrição, mas se a vazão continuar baixando, poderá colocar em prática o racionamento
O prefeito de Pedreira, Professor Carlos, lembra que “em virtude do nível baixo dos Rios, foram estabelecidas regras de uso para quem retira água diretamente dos Rios Camanducaia, Jaguari, Atibaia, Cachoeira, Atibainha e afluentes”. No site da Sala de Situação PCJ (www.sspcj.org.br) é publicada uma tabela atualizada todas as segundas e quintas-feiras, para informar se a Região está Sem Restrição, em Estado de Alerta ou de Restrição de Uso, que tem como parâmetro a média de vazão nos pontos de medição nos três dias imediatamente anteriores à divulgação dos dados. As vazões dos Rios caem na medida em que as chuvas continuam abaixo da média histórica.
Dados extraídos da Sala de Situação do PCJ, com textos agregados por Sidenei Defendi-ASCOM-Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreira

Comente e participe:


 

 

 

   Categorias

  Notícias

  Obras

   Arquivo

  2024
FEV MAR

 

  2023
ABR MAI JUN JUL AGO OUT NOV DEZ JAN

 

  2022
DEZ JAN ABR FEV MAI AGO SET NOV

 

  2021
AGO JUL SET OUT DEZ FEV JAN MAR ABR MAI JUN

 

  2020
ABR MAI JUN JUL NOV DEZ JAN FEV MAR

 

  2019
MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR

 

  2018
ABR JUL JUN AGO SET OUT NOV DEZ MAI JAN FEV MAR

 

  2017
JUN JUL AGO SET OUT JAN NOV DEZ FEV MAR ABR MAI

 

  2016
MAI JUN OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR

 

  2015
JUN JUL AGO SET OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI

 

  2014
MAI OUT JAN NOV MAR DEZ ABR AGO JUL SET

 

  2013
OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR JUN JUL AGO SET

 

  2012
JUL OUT NOV JAN FEV MAR ABR MAI

 

  2011
NOV SET OUT DEZ AGO

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK