2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

156 / (19) 99986-7599

(19) 3853-3105 / 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

Resumo

Atualização do Portal

25/04/24 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

SAAE treina e capacita funcionários sobre os cuidados a serem adotados com o gás cloro

segunda, 27 de abril de 2015

O SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Pedreira – ofereceu, durante o mês de abril, na Estação de Tratamento de Esgoto de Pedreira – ETE – treinamento e capacitação aos funcionários para controle de emergências e trabalhos com os cilindros de gás cloro, utilizado para a desinfecção do esgoto tratado, antes de ser lançado ao Rio Jaguari. O treinamento constou de duas etapas, teórica e prática.
O treinamento é uma reciclagem aos funcionários mais antigos ou uma capacitação aos novos funcionários, sobre os protocolos de segurança na operação com o gás cloro, realizado periodicamente para que todos que trabalham com o produto estejam cientes dos cuidados necessários. De acordo com o diretor-geral do SAAE – Celso José Leite Filho, “em torno de 98% dos acidentes com este tipo de gás cloro são por falha humana. Todo cuidado é pouco. Por isso, todos os dias os funcionários fazem uma ampla checagem, conferindo cada ponto, preocupados em evitar qualquer acidente e cada dia mais aptos a sanar os eventuais problemas”, concluiu Celso.
O prefeito Carlos Pollo, salientou que “dentro do conteúdo ministrado são mostrados o manuseio, identificação e correta acomodação do cilindro de gás cloro, também as propriedades físicas e químicas do gás, pontos críticos que devem ser monitorados e os cuidados e formas de contenção, caso ocorra um vazamento. O treinamento inicia-se com três horas de teoria, ocasião em que são apresentados os materiais utilizados e toda a especificação técnica do gás cloro, seus riscos à saúde, além dos equipamentos de proteção individual e coletiva, sistema de alarme e vazamentos que podem ocorrer”.
Também foram relembrados os primeiros socorros e os riscos à saúde originados do contato com o gás. Na parte prática os colaboradores utilizaram a máscara autônoma de ar e aplicaram o Kit de Emergência utilizado para contenção de vazamentos nos cilindros – só que usando ar comprimido - relatou o diretor-administrativo José Moretti Neto
O engenheiro Jonas Amorim enfatizou que o treinamento faz parte da Segurança do Trabalho e Coletiva do SAAE e teve a participação dos funcionários: Operadores de ETE- Antonio Carlos Stracci, Diego Coser, Edi Amilcar Nascimento, Helvécio Dias de Sá, José Carlos Francisco Salles de Angeli - Químicos da ETE - Erlon Pires dos Santos, Grace Ane Alves de Oliveira, Lindomar Batista dos Santos – Estagiário, Maisa Gusson Tamião, Renata Santos Camargo –Manutenção - Benedito Orlando Barbosa, Francisco Carlos Cardoso de Oliveira – Elétrica, SAAE – Equipe- Engº Jonas Lúcio Amorin, Engº José Moretti Neto, Engº Sergio Marcos Pinto, Engº João Paulo Polydoro.
Edição de textos: Sidenei Defendi – com dados do SAAE-Pedreira
ASCOM- Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreira

Comente e participe:


 

 

 

   Categorias

  Notícias

  Obras

   Arquivo

  2024
FEV MAR

 

  2023
AGO OUT NOV DEZ JAN ABR MAI JUN JUL

 

  2022
FEV MAI AGO SET NOV DEZ JAN ABR

 

  2021
FEV JAN MAR ABR MAI JUN AGO JUL SET OUT DEZ

 

  2020
DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL NOV

 

  2019
OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET

 

  2018
DEZ MAI JAN FEV MAR ABR JUL JUN AGO SET OUT NOV

 

  2017
JAN NOV DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT

 

  2016
JAN FEV MAR ABR MAI JUN OUT NOV DEZ

 

  2015
JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV

 

  2014
ABR AGO JUL SET MAI OUT JAN NOV MAR DEZ

 

  2013
ABR JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR

 

  2012
JAN FEV MAR ABR MAI JUL OUT NOV

 

  2011
AGO NOV SET OUT DEZ

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK