2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

156 / (19) 99986-7599

(19) 3853-3105 / 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

Resumo

Atualização do Portal

14/04/24 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

Água que chega às torneiras dos pedreirenses é de qualidade

quarta, 21 de janeiro de 2015

Água que chega às torneiras dos pedreirenses atende plenamente a legislação vigente e não apresentou nenhum parâmetro em desconformidade com a Portaria nº 2.914/2011.
A ARES – Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ) - encaminhou ofício ao prefeito Carlos Pollo, datado de 5 de janeiro de 2015, cumprimentando e informando que as análises realizadas em pontos diferentes do Município, de forma aleatória, atenderam plenamente a legislação vigente e não apresentaram nenhum parâmetro em desconformidade com a Portaria nº 2.914/2011, do Ministério da Saúde.
O SAAE de Pedreira – que é a principal Autarquia do Município, tem a missão de fornecer água potável de qualidade à população, coletar e tratar o esgoto sanitário, de forma a conservar a saúde do meio ambiente.
A área operacional do SAAE vem sendo bem estruturada, com mudanças nas instalações físicas, aumentando a frota em boas condições de uso e dotando o Orgão com equipamentos tecnológicos de ponta. O sistema de abastecimento de água e o sistema de coleta e tratamento de esgoto, dentro do possível, recebem diversos e importantes investimentos.
A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES PCJ) – de acordo com o relatório - comprovou a qualidade da água distribuída em Pedreira. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) cumpre, desde sua implantação a portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que estabelece, além do padrão de potabilidade (medição da qualidade de água para consumo), as competências e responsabilidades atribuídas ao controle de qualidade da água.
A água tratada e distribuída à população pedreirense é constantemente monitorada e avaliada pela Agência Reguladora ARES PCJ, além das análises de rotina, que seguem os parâmetros de frequência nas estações da ETA. Nestas análises próprias são verificados PH, cor, turbidez, flúor e cloro da água, que também são avaliados por laboratórios contratados e creditados.
Segundo o relatório da Agência, o teste realizado em dezembro passado, em diversas residências do Município, ratifica a qualidade da água entregue ao consumidor, de acordo com a Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e define a Política Federal de Saneamento Básico.
Para o prefeito Carlos Pollo, “é uma preocupação constante garantir água de qualidade a toda população. Com estas análises, podemos afirmar a excelência dos serviços e a potabilidade da água que é distribuída. Mensalmente o consumidor recebe os resultados na conta de água”, esclareceu Pollo.
“O SAAE de Pedreira vem atuando, há tempos, com rigor, monitorando ininterruptamente a captação no Rio Jaguari e todo o processo de tratamento, para manter a qualidade e a potabilidade da água distribuída à Comunidade, neste período prolongado de estiagem”, destaca o diretor-geral do SAAE, Celso José Leite Filho. Aliás, verificar se as normas vêm sendo cumpridas é uma das atribuições da ARES-PCJ - Agência Reguladora de Saneamento, que fiscaliza e avalia periodicamente a qualidade da água distribuída para a população do Município. Estas amostras passam por exames físico-químicos e microbiológicos. Nestas análises são apreciadas a cor, turbidez, fluoretação, cloro residual e a quantidade de coliformes totais e fecais.
“A avaliação feita pela ARES-PCJ homologa os resultados das análises diárias que o SAAE realiza em seu Laboratório ou as coletas mensais enviadas para Laboratórios Terceirizados. O fato da ARES-PCJ atestar a qualidade da água dá a Autarquia ainda maior tranquilidade e a certeza do bom trabalho desenvolvido”, enfatiza o prefeito Carlos Pollo. “Água potável é a água que pode ser consumida com segurança pela população, apresentando, portanto, características físicas, químicas, biológicas em conformidade com a legislação específica (padrões de potabilidade)”, falou entusiasticamente o prefeito Carlos Pollo.
O SAAE garante a qualidade da água que chega à população até a entrada do imóvel, na estrutura do cavalete, onde existe o medidor de consumo (hidrômetro). A água que o SAAE entrega pela rede de distribuição tem um contínuo controle de qualidade. A manutenção da qualidade da água, nos cômodos internos da residência é dever e responsabilidade de cada morador. Por isso, mantenha as instalações hidráulicas sempre em bom estado de conservação e limpe a caixa d'água pelo menos duas vezes ao ano. Toda caixa d'água deverá ficar permanentemente tampada e bem vedada.

Comente e participe:


 

 

 

   Categorias

  Notícias

  Obras

   Arquivo

  2024
FEV MAR

 

  2023
ABR MAI JUN JUL AGO OUT NOV DEZ JAN

 

  2022
JAN ABR FEV MAI AGO SET NOV DEZ

 

  2021
OUT DEZ FEV JAN MAR ABR MAI JUN AGO JUL SET

 

  2020
MAI JUN JUL NOV DEZ JAN FEV MAR ABR

 

  2019
JUN JUL AGO SET OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI

 

  2018
JUN AGO SET OUT NOV DEZ MAI JAN FEV MAR ABR JUL

 

  2017
JUL AGO SET OUT JAN NOV DEZ FEV MAR ABR MAI JUN

 

  2016
JUN OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI

 

  2015
AGO SET OUT NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL

 

  2014
OUT JAN NOV MAR DEZ ABR AGO JUL SET MAI

 

  2013
NOV DEZ JAN FEV MAR ABR JUN JUL AGO SET OUT

 

  2012
NOV JAN FEV MAR ABR MAI JUL OUT

 

  2011
NOV SET OUT DEZ AGO

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK