2ª VIAconta água
Home do Site SAAE Pedreira

Setor Operacional

156 / (19) 99986-7599

(19) 3853-3105 / 3852-3508

Setor Administrativo

(19) 3852-4653

Resumo

Atualização do Portal

18/04/24 23:00h

NOTÍCIAS & OBRAS

Visita monitorada, durante a noite

quarta, 15 de outubro de 2014

A noite do último dia 1º de outubro foi especial e diferente para os alunos do Curso Técnico de Segurança do Trabalho, da Escola Municipal de Ensino Médio “Professor João Emilio Begalli”.
Os alunos foram recebidos na Estação de Tratamento de Esgoto, por volta das 19h30, pelo assessor Técnico do SAAE, Engº Jonas Amorin e o químico responsável pela ETE, Rafael L. Zamproni. A visita teve o intuito de aproximar a teoria em saneamento com a prática para o tratamento de esgoto, que é realizada em Pedreira desde setembro de 2012.
A visita mostrou aos alunos todas as fases do tratamento de esgoto do Município, desde o recebimento do esgoto bruto, fases de tratamento primário (peneiras rotativas e desarenação), secundária (aeração) e por fim a desinfecção e lançamento do efluente tratado no corpo hídrico receptor.
Além de toda a questão do tratamento, os alunos puderam observar os cuidados e atendimento da legislação quanto ao lodo biológico e seu descarte correto, e todos os controles químicos e físicos executados no Laboratório próprio, que garante o controle da eficiência no tratamento da Estação. O prefeito Professor Carlos Pollo apóia a iniciativa da Escola Técnica e dos funcionários do SAAE e ETE para estas ações de conhecimento prático e destacou que “conhecimento é construído e repassado, assim são importantes estas visitas para um entendimento de como o sistema de esgotamento e tratamento sanitário ocorrem em nosso Município”.
A visita se registrou no começo da noite por se tratar de um Curso Técnico, pois os alunos não poderiam ter essa oportunidade no período diurno, além do que são adultos e o grupo é pequeno. O diretor Administrativo do SAAE, Engº José Moretti Neto, lembrou que estas ações de Educação Ambiental sempre foram atividades desenvolvidas na Autarquia e complementa que “hoje, mostramos a prática dos trabalhos a estes alunos, e amanhã, eles serão responsáveis por construir uma consciência para a questão ambiental e de saneamento”. A visita foi acompanhada pelo professor da Escola, Flávio H. Grilo.
“A aula prática é importante porque complementa a formação profissional do aluno e promove adaptações necessárias a sua inserção no mercado de trabalho. Há um elo entre a segurança, o meio ambiente, o homem e suas ações. Este conhecimento ajuda a compreender melhor a forma como é gerido o saneamento e a importância dele para a vida das pessoas”, enfatizou o prefeito professor Carlos Pollo.
O professor Flávio Grillo ressalta que “a visita ajuda os alunos a entenderem mais sobre a dimensão do saneamento básico e aprimora a absorção dos conhecimentos adquiridos com a teoria da sala de aula. É importante que os alunos conheçam o processo, saibam quanto de esgoto é tratado, qual o plano da Cidade nesta área do saneamento”.
A direção do SAAE e o prefeito Carlos Pollo aproveitaram a oportunidade para cumprimentar a iniciativa da Escola Técnica e deixar claro que o SAAE está aberto para que quaisquer dúvidas, quanto ao saneamento, sejam sanadas.

Texto original de Jonas Amorim.
Edição e intervenções de texto: Sidenei Defendi
ASCOM – Prefeitura de Pedreira.

Comente e participe:


 

 

 

   Categorias

  Notícias

  Obras

   Arquivo

  2024
FEV MAR

 

  2023
OUT NOV DEZ JAN ABR MAI JUN JUL AGO

 

  2022
FEV MAI AGO SET NOV DEZ JAN ABR

 

  2021
FEV JAN MAR ABR MAI JUN AGO JUL SET OUT DEZ

 

  2020
JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL NOV DEZ

 

  2019
NOV JAN DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT

 

  2018
DEZ MAI JAN FEV MAR ABR JUL JUN AGO SET OUT NOV

 

  2017
DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT JAN NOV

 

  2016
JAN FEV MAR ABR MAI JUN OUT NOV DEZ

 

  2015
DEZ FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV JAN

 

  2014
AGO JUL SET MAI OUT JAN NOV MAR DEZ ABR

 

  2013
ABR JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR

 

  2012
FEV MAR ABR MAI JUL OUT NOV JAN

 

  2011
AGO NOV SET OUT DEZ

 

DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK